Ausência de seguro leva jogador do Peru a desistir da Copa América
Renato Tapia (IMAGO / Schüler)

Ausência de seguro leva jogador do Peru a desistir da Copa América

INTERNACIONAL12.06.202417:34

Renato Tapia, um dos capitães da seleção do Peru, emitiu comunicado onde explicou os motivos pelos quais não representará o seu país

É uma baixa de peso na seleção do Peru. Renato Tapia, um dos capitães e um dos jogadores mais importantes no meio campo do Peru, anunciou que não vai viajar com a seleção do seu país para os Estados Unidos da América, onde se realizará a Copa América 2024.

Em comunicado publicado nas próprias redes sociais, Renato Tapia revelou os motivos da sua renúncia e tudo se deve a um seguro em caso de lesão grave, melhor dizendo, à falta dele: «Como é do conhecimento público, o meu contrato com o meu clube termina a 30 de junho e o período de transferências internacionais decorre entre julho e agosto. Participar em treinos e jogos, neste contexto, significa um risco muito elevado para o meu futuro pessoal e profissional».

Atualmente ao serviço do Celta de Vigo, Tapia não deverá renovar com o clube espanhol, tornando-se um jogador livre a partir de 30 de junho, precisamente, o dia em que termina o contrato. Este período coincide com os jogos do Peru na Copa América, tanto na fase de grupos como nas fases seguintes (caso o Peru se qualifique). Desta forma, o médio alega que a Federação Peruana não lhe «deu garantias» de um seguro caso contraia uma lesão grave e, por esse motivo, não vai arriscar jogar o torneio.

«É por esta razão que sou obrigado a tomar esta difícil decisão, que me custa ter de assumir. Representar o Peru e defender as suas cores sempre foi uma força motriz na minha vida. É para isso que sempre trabalhei, é uma honra e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade representar o meu país. Desejo a toda a delegação o melhor, de todo o coração, e não tenho dúvidas de que darão tudo pela nossa camisola nos próximos jogos», concluiu Tapia no seu comunicado.

A seleção do Peru inicía a sua caminhada na Copa America no dia 22 de junho. Os peruanos fazem parte do grupo A, juntamente com Argentina, Canadá e Chile e arrancam o torneio contra a seleção chilena.

O comunicado de Renato Tapia: