Atl. Madrid tira invencibilidade e liderança ao Real Madrid
Morata fez o primeiro do Atl. Madrid
Foto: IMAGO

Atl. Madrid tira invencibilidade e liderança ao Real Madrid

FUTEBOL24.09.202322:03

Morata em grande na vitória por 3-1 no dérbi; Barcelona é o novo líder da La Liga e merengues caem para terceiro

Com várias baixas dos dois lados, Atl. Madrid e Real  Madrid encontraram-se no Metropolitano para mais um grande dérbi e, como tantas vezes acontece nos clássicos, venceu a equipa que estava pior. E venceu muito bem, por 3-1, com Morata, precisamente um ex-Real Madrid, a ser o homem do jogo, com dois golos – o outro foi de Griezmann, ao passo que Toni Kroos assinou o tento dos visitantes, que desta vez não tiveram em Bellingham o elemento decisivo do costume (somava seis golos em seis jogos).

O Real Madrid surgia com pleno de pontos na La Liga, 15, e em caso de vitória recuperava o primeiro lugar, onde dormira o Barcelona após a vitória épica sobre o Celta de Vigo (3-2), em Camp Nou. Os 'merengues' também tinham batido o Union Berlim para a Liga dos Campeões, a meio da semana, o que significa que somavam triunfos em todos os seis jogos oficiais. Já o Atl. Madrid somava 7 pontos apenas no campeonato (andava pelo meio da tabela) e vinha de uma derrota muito pesada em casa do Valência, por 0-3 - Diego Simenone disse que foi provavelmente o pior jogo desde que é treinador dos 'colchoneros' – com um empate para a Champions pelo meio, em casa da Lazio (1-1).

A verdade é que aos 18’ já o Atl. Madrid vencia por 2-0, com tremenda eficácia: primeiro foi Samuel Lino a cruzar para Morata marcar de cabeça (4’), depois o cruzamento foi de Saúl Ñíguez e o cabeceamento de Griezmann (18’). Em ambos os golos note-se a intervenção de Samuel Lino (no segundo foi dele o passe para Saúl Ñíguez), que os adeptos portuguese se habituaram a ver jogar como extremo no Gil Vicente e que foi utilizado por Diego Simeone como defesa/ala esquerdo (ele que joga de pé direito) num sistema de três centrais – feliz reinvenção, pelo que se viu, do brasileiro que na época passada esteve cedido ao Valência.

Pouco depois de Saúl Ñíguez (grande exibição também do médio) quase fazer o 3-0 (defesa apertada de Kepa, aos 30’), o Real Madrid relançou-se no jogo com golaço de Toni Kroos, num remate indefensável para Oblak, ainda de fora da área. A partir daí e até final da primeira parte, quase só deu Real, tendo mesmo os visitantes marcado por Camavinga, lance anulado por fora de jogo de Rudiger (44’).

E quando se pensava que o Real Madrid ia entrar com tudo no segundo tempo, até com Ancelotti a arriscar mais (saída de Modric, entrada do ponta de lança Joselu), foi o Atl. Madrid a fazer o 3-1 quando estavam decorridos pouco mais de 30 segundos após o reatamento. Outra vez um cruzamento (segunda assistência de Saúl Ñíguez), outra vez Morata a marcar, outra vez de cabeça (46’): os três golos dos colchoneros foram marcados com a mesma fórmula. E até foi a equipa de Diego Simeone que quase fez o 4-1 pouco depois: Hermoso à barra (54’)…

O Real Madrid bem tentou, mas mesmo com as mexidas de Ancelotti nunca encontrou soluções para reduzir, praticamente só criando perigo de meia distância (e num remate cruzado de Ibrahim Díaz que Oblak afastou para canto aos 78’).

Com este resultado, o Real Madrid perdeu a liderança da La Liga – era sua antes da jornada – que fica para o Barcelona, e os merengues caem mesmo para terceiro, já que o surpreendente Girona tem os mesmos 16 pontos que o Barça, ambos com mais um do que o Real. Quanto ao Atl. Madrid, soma agora 10 pontos, tendo encurtado distâncias para a frente, mesmo que ainda esteja a seis pontos, instalado no 5.º lugar.

Recorde as incidências da partida:

Acabou o jogo!

O Atl. Madrid vence o dérbi por 3-1 e 'tira' a liderança ao Real Madrid, que cai para terceiro lugar atrás do Barcelona e do surpreendente Girona. Morata foi a figura do jogo

78' Remate perigoso cruzado de Brahim Díaz, com Oblak a responder com defesa para canto

74' O tempo vai passando e apesar das alterações o Real Madrid não parece encontrar soluções para redyuzir, só através de remates de fora da área vai colocando em sentido Olak

54' Hermoso atira de cabeça numa bola parada e a bola ainda bate na barra da baliza de Kepa. Quase o 4-1.

O Real Madrid acabou muito bem a primeira parte, mas começa muito mal a segunda....

46' GOLO DO ATL. MADRID! O jogo tinha recomeçado há pouco mais de 30 segundos. Mais uma assistência de Saúl Ñíguez e mais um golo de Morata, o segundo da noite, outra vez de cabeça. Todos os golos colchoneros foram obtidos com cruzamentos e de cabeça.

Ancelotti retira Modric e lança Joselu, arrisca mais 

Começa a segunda parte

Intervalo no Metropolitano

O Atl. Madrid esteve a vencer por 2-0, mas o Real Madrid reduziu, ficou por cima e até já empatou, mas o golo foi anulado. Grande reação merengue e a segunda parte promete....

45+2' Giménez arranca Rodrygo pela raiz junto à linha quando o atacante brasileiro fugia com muito perigo. Cartão amarelo para o defesa uruguaio. 

Vão jogar-se mais quatro minutos de compensação

44' GOLO ANULADO AO REAL MADRID! Alaba acerta no poste e na recarga marca Camavinga, mas o árbitro anula a jogada. Terá sido por fora de jogo de Rudiger (faz-se à bola mas não lhe toca) ou eventual falta do central alemão, que também se queixa de ter sido derrubado no lance dividido.

O Real Madrid fica claramente por cima depois do golo, está a encostar o Atl. Madrid

40' Mais um disparo de Kroos, agora de muito longe, mas Oblak atento e seguro na defesa.

35' GOLO DO REAL MADRID! Reduzem os 'merengues', num belo trabalho sobre Llorente e remate colocado de Toni Kroos ainda de fora da área. Golaço!

30' Uma ocasião para cada lado, primeiro é Fede Varela a atirar de cabeça, num canto, para defesa segura de Oblak, e na resposta cruzamento de Llorente para Saúl Ñíguez desviar para defesa muito apertada de Kepa. Quase o 3-0 para o Atl. Madrid.

22' Primeiro remate do Real à baliza, Modric por cima da baliza de Oblak.

Não está fácil a vida para o Real Madrid....

18' GOLO DO ATL. MADRID, MAIS UM! Outra vez Samuel Lino na jogada, mas o centro é de Saúl Ñíguez para Griezmann, também de cabeça, fazer o 2-0 na área do Real Madrid, para desespero do guarda-redes Kepa

Curioso que Samuel Lino, um extremo de pé direito, faz o corredor esquerdo do Atl. Madrid, num sistema de três centrais.

4' GOLO DO ATL. MADRID! Cruzamento de pé direito na esquerda de Samuel Lino (o ex-Gil Vicente), com a bola a cortar para dentro, e é um ex-Real Madrid, Morata, a far vantagem à equipa da casa com um belo golpe de cabeça.

Começa o jogo!

Está tudo pronto para o apito inicial. Grande ambiente no Metropolitano, pois claro.

A equipa do Atl. madrid também já está em casa e parece que há fé em Griezmann.

A chegada do Real Madrid ao estádio do rival e Bellingham fez questão de ir ao relvado.

Estão reunidos, portanto, todos os condimentos para uma grande noite de futebol

O Real Madrid tem até ao momento o pleno de pontos, 15, e em caso de vitória recupera a liderança da La Liga, onde dormiu o Barcelona após a vitória épica sobre o Celta de Vigo (3-2), em Camp Nou. Bellingham tem sido a grande figura da equipa, com seis golos em seis jogos (todas as provas). Os 'merengues' também venceram o Union Berlim para a Liga dos Campeões, a meio da semana, o que significa que somam triunfos em todos os seis jogos oficiais. Já o Atl. Madrid soma 7 pontos apenas e está a meio da tabela. Vem de uma derrota muito pesada em casa do Valência, por 0-3 - Diego Simenone disse que foi provavelmente o pior jogo desde que é treinador dos 'colchoneros' - e para a Champions foi empatar ao terreno da Lazio (1-1).

Recorde-se que há vários lesionados nos dois lados, destacando-se aqui Vinícius Júnior, que recuperou de lesão mas acabou por ficar de fora devido a uma gastroentrite.

Já há onzes!

Boa tarde! Vamos acompanhar a par e passo o grande dérbi de Madrid entre o Atlético e o Real no Estádio Metropolitano.