Aroso «surpreendido» com saída de Moreno: «Sobre o futuro respondo quando o jogo acabar»

Vitória de Guimarães Aroso «surpreendido» com saída de Moreno: «Sobre o futuro respondo quando o jogo acabar»

NACIONAL18.08.202315:20

O Vitória de Guimarães defronta o Gil Vicente este sábado, pelas 15.30 horas, no Estádio D. Afonso Henriques.

O treinador João Aroso, que vai fazer a sua estreia como treinador principal dos conquistadores e também na Liga, após a saída de Moreno Teixeira, abordou o atual momento da equipa, diz ter sido surpreendido com a saída do técnico e assegurou que no final deste jogo vai revelar o seu futuro.

Antes de se iniciar a conferência de Imprensa, João Aroso fez questão de deixar uma mensagem: «As minhas palavras são para o Moreno. Já lhe disse pessoalmente, mas queria fazê-lo em público. Quero mandar um abraço e agradecer-lhe o convite que me fez há um ano e tal, de forma insistente, para o ajudar nesta tarefa.»

Mais à frente, quando confrontado sobre a decisão tomada por Moreno e se sabia e entendia a mesma, o técnico respondeu assim: «Não percebo nem tenho de perceber. Respeito, porque sei como era duro para ele nos momentos difíceis. Se fiquei surpreendido? Honestamente fiquei.»

Questionado sobre o seu futuro e se admite continuar seja como treinador principal ou outra vez na condição de adjunto, como sucedia com Moreno, prometeu dar a resposta após a receção aos gilistas: «Sobre o futuro responderei quando o jogo acabar.»

O atual estado do grupo vitoriano também foi tema de conversa, com Aroso a deixar a sua sensação: «O momento não é fácil, mas estamos e tentar lidar com ele da melhor forma possível. Houve várias incidências, como a eliminação das provas europeias e a saída do Moreno, o que provoca abalo, mas impõe-se a recuperação sobretudo no aspeto mental e, sinceramente, foi isso que senti nesta semana. Apesar de termos vencido na Amadora parecia a sensação de termos perdido, mas depois de uma derrota as coisas evoluem de forma anímica e senti grupo unido e preparado no sentido de vencer amanhã.»

E, a propósito da semana de trabalho, acrescentou: «Tínhamos uma forma de trabalhar em que tudo era muito partilhado entre os elementos da equipa técnica. Preparação do treino, do jogo e a avaliação. A diferença, desta vez, é que não estava cá o Moreno e tive de ser eu a tomar a liderança, mas como disse aos jogadores a liderança ia ser de todos num processo muito natural.»

Relativamente ao adversário de amanhã que na 1.ª jornada da Liga goleou o Portimonense por 5-0 e é líder do campeonato, João Aroso deixou palavras elogiosos aos galos: «Trata-se de uma equipa boa, com dinâmicas muito semelhantes ao Chaves do ano passado do Vitor Campelos. Conta com jogadores que têm impacto importante, mas mais do que individualidades, e particularmente este ano, é alicerçado no coletivo. A vitória que tiveram dá-lhes confiança e temos de bloquear onde Gil Vicente é mais perigoso.»

João Aroso vai fazer o seu primeiro jogo na Liga como treinador principal, mas explica que pensou pouco nisso: «Foram tantas as coisas para preparar e pensar neste jogo que não pensei muito sobre essa questão. O papel que fui tendo este ano na liderança da equipa durante tempo de jogo no campo não provoca tanta mudança assim, mas há coisas diferentes. Sinceramente não pensei muito em mim.»