ANTEVISÃO O grande PSG-Milan e o FC Porto a espreitar em Camp Nou
Barcelona (IMAGO)

ANTEVISÃO O grande PSG-Milan e o FC Porto a espreitar em Camp Nou

INTERNACIONAL25.10.202308:33

Sete jogos (sem contar com o Antuérpia-FC Porto, tratado à parte) na jornada 3 da Liga dos Campeões

Grupo E

Feyenoord-Lazio                              17.45 horas

Houve golos para as duas equipas em quatro dos quatro jogos de neerlandeses e italianos nesta edição da Liga dos Campeões. Ou seja, em todos: 1-1 da Lazio na receção ao Atlético Madrid e 2-1 na deslocação a casa do Celtic;  2-0 do Feyenoord em casa com o Celtic e derrota em Madrid, frente ao Atlético, por 2-3. O mais provável é, pois haver golos para as duas equipas no jogo de Roterdão.

Favorito? Diga o leitor, sff.

Celtic-Atlético de Madrid             20 horas

Último a receber o primeiro, pior defesa do grupo contra melhor ataque, Brendan Rogers contra Diego Simeone. Os escoceses ainda não somaram qualquer pontos, os espanhóis vão num empate e num triunfo. No papel, claro, o Atlético Madrid é mais forte e, mesmo a jogar no terreno do líder isoladíssimo (sete pontos de avanço) do campeonato escocês, o 3.º da La Liga entrará sempre para ganhar.

Favorito? X2…

Grupo F

PSG-Milan                                        20 horas

O parisiense Parque dos Príncipes Paris recebe aquele que é, sem grande margem para discussão, o jogo mais empolgante da jornada 3: PSG-Milan. E com vários portugueses com potencial para serem titulares: Danilo Pereira, Vitinha e Gonçalo Ramos na equipa francesa (Nuno Mendes está lesionado) e Rafael Leão nos italianos. Depois, para satisfação do universo futebolístico, há mais uns quantos jogadores de enormíssima qualidade: Hakimi, Giroud, Kimpembe, Theo Hernández, Marquinhos, Kjaer, Dembelé, Caldara, Lucas Hernández, Reijnders e, bem acima de todos, Mbappé. E atenção, Kylian e Gonçalo, o Milan é uma das duas equipas que ainda não sofreram golos na prova (a outra é o Barcelona).

Favorito? Hmmm. PSG, mas não muito, mas não muito…

Newcastle-Dortmund                    20 horas

Ingleses recebem alemães, 5.º da Premier League contra 4.º da Bundesliga, primeiro contra último do grupo F, com arbitragem do português Artur Soares Dias. O Dortmund ainda não marcou nesta edição da Champions e o Newcastle ainda só sofreu um golo.

Favorito? Claramente o Newcastle. But…

Grupo G

RB Leipzig-Estrela Vermelha        20 horas

O RB Leipzig ganhou no terreno do Young Boys por 3-1 (golos de Simakan Schlager e Sesko e perdeu na receção ao Manchester City por 1-3 (golo de Openda). O Estrela Vermelha, por seu turno, soma um pontinho, fruto do empate em casa com o Young Boys a 2-2 (golos de Ndiaye e Bukari).

Favorito? RB Leipzig, mas não de forma esmagadora.

Young Boys-Manchester City      20 horas

O campeão da Europa defronta o Young Boys na Suíça e procura a terceira vitória na Liga dos Campeões, depois de ter ganho a Estrela Vermelha por 3-1 (bis de Julián Alvárez e outro de Rodri) e a RB Leipzig igualmente por 3-1 (Foden, Julián Alvárez e Doku). Os citizens têm o melhor ataque da prova com seis golos (os mesmos de Bayern e Barcelona) nos dois primeiros jogos. O Young Boys vai num empate (2-2 em casa do Estrela Vermelha, golos de Ugrinic e Itten) e numa derrota (1-3 em Berna com o RB Leipzig, golo de Elia)

Favorito? City, City, City.

Grupo H

Barcelona-Shakhtar                       17.45 horas

A entrada em cena do Barcelona na Liga dos Campeões está a ser brilhante: 5-0 em casa ao Antuérpia (bis de João Félix e ainda Lewandowski, Gavi e Bataille, na própria baliza) e 1-0 ao FC Porto no Dragão (Ferran Torres). A equipa de Xavi Hernández é a única, entre as 32 presentes na prova, que somava seis pontos ao fim das duas primeiras jornadas (mais Bayern, Real Madrid e Manchester City) e não tinha sofrido golos (Milan também não, mas ia em dois empates). Além disso, tinha um dos melhores ataques nos dois primeiros jogos, com seis golos apontados (os mesmos de Bayern,  e Manchester City). Números da época? Simples: 12 jogos, 9 vitórias, 3 empates, 0 derrotas, 28-10 em golos.

O Shakhtar é um caso diferente. Perdeu com o FC Porto em casa por 1-3 (golo de Kevin Kelsy) e ganhou em Antuérpia por 3-2 (bis de Sikan e outro de Rakitskiy). Tem uma defesa de papel (5), pois mais golos encaixados nas duas primeiras jornadas apenas Antuérpia (8), Manchester United (7) e PSV (6). Números da época não muito impressionantes: 13 jogos, 8 vitórias, 3 empates, 2 derrotas, 27-15 em golos.

Favorito? O Barça, claro. Com o FC Porto, a jogar em Antuérpia, a espreitar o jogo.