O jornalista Nélson Feiteirona analisa o mais recente alvo dos leões no mercado
0 seconds of 2 minutes, 51 secondsVolume 90%
Press shift question mark to access a list of keyboard shortcuts
00:00
02:51
02:51
 

Alvo do Sporting persegue sonho de menino: chegar à canarinha

NACIONAL30.01.202518:50

Alisson Santos é atacante diferenciado, tira partido de ser ambidestro, veloz, com drible curto e facilidade de remate a média/longa distância

Alisson de Almeida Santos, nasceu a 27 de setembro de 2002, na cidade de Caatiba, localizada no Centro-Sul da Bahia, deu os primeiros passos no futebol nos campos de terra batida de Itabuna, onde foi visto por um olheiro que o levou a fazer testes no Vitória da Bahia, em 2017, e passados três dias de treino foi incluído nos escalões de formação.

Deu nas vistas logo nos sub-15 e 17 e foi pela mão do treinador Rodrigo Chagas que ganhou maior notoriedade ao ser chamado aos sub-20. À altura era extremo, mas Chagas apostou no jovem como referência homem mais avançado. 

Cartão de Alisson Santos (Vitória da Bahia)

Alisson foi aperfeiçoando as suas skills e tem tirado partido do facto de ser ambidestro, o que lhe confere grande versatilidade, podendo ser utilizado tanto na direita como na esquerda (é aqui que tem rendido mais). A velocidade, a habilidade no drible curto, a precisão nos remates de média/longa distância e a capacidade de decisão rápida são outras das credencias do jovem, que parece encaixar que nem uma luva nas pretensões de Rui Borges para o 4x4x2 que adotou para os leões, sendo que tem recorrido a Quenda e Catamo para fazerem de Pedro Gonçalves (ainda a recuperar de lesão). 

Em Leiria desde o início da época, após duas épocas de cedência ao Náutico (2023) e outra no Figueirense (2024), o esquerdino leva meia dúzia de golos em 16 jogos e está a perseguir um sonho de menino.

«Como todo o jogador brasileiro, quero vestir a camisa da seleção e representar o meu país», disse à imprensa local, em 2021, quando começou a ser chamado à equipa principal do Vitória da Bahia.

Alisson com a camisola do Figueirense (Instagram/Alisson Santos)

Desde cedo a dar nas vistas e a ser premiado

Em dezembro de 2021 Alisson Santos marcou o golo que valeu ao Vitória a conquista da Taça de Nordeste sub-20, em Pituaçu, aos 90+2', frente ao Fulminense (1-0) e foi considerado o melhor em campo. Estava dado o mote para o atacante afirmar-se na equipa da Bahia no ano seguinte. Refira-se que foi em 2021 que Alisson marcou mais golo numa época, oito no total, ao serviço da equipa de sub-20.   

Alisson em grande estilo com a taça e a placa de MVP (Vitória da Bahia)

Adepto de redes sociais e DJ nas horas vagas

Tal como todos os jovens da sua idade (22 anos), Alisson Santos é bastante ativo nas redes socias, sendo o TikTok a plataforma mais utilizada para partilhar o seu lado pessoal. Das famosas dançinhas à partilha de fotografias para mostrar o look do dia ou até para entreter os seus seguidores com os dotes de DJ, com uma mesa de mistura personalizada.   

Messias, pai de Alisson, também foi jogador  

O futebol corre-lhe nas veias, herança herdada do pai, Adailton Santos, conhecido nos relvados como Messias de Caatiba. Jogava a médio, no Brasil partilhou balneário Argel, ex-Benfica, no Santos (1998) e com Adriano,  ex-FC Porto, na Portuguesa (1999), depois prosseguiu para a Tunísia (onde se naturalizou), Líbia e Finlândia, onde terminou a carreira em 2010, sendo, atualmente, empresário de jogadores. 

Adailton Santos (D. R.)

Neymar é um ídolo e Rafael Leão referência

Alisson tem no compatriota Neymar o seu grande ídolo, a quem venera e diz se identificar em campo, tendo partilhado várias jogadas suas em campo dedicando-as ao internacional brasileiro através das redes sociais. Mas faz também referência ao estilo de Rafael Leão.

Com camisola do Al Nassr

Num dos muitos momentos de lazer partilhados, Alisson aparece com a sua mesa de mistura envergando a camisola do Al Nassr, equipa onde joga o português Cristiano Ronaldo.

Música é um dos seus hobbies (TikTok/Alisson Santos)