Romanos ainda empataram a eliminatória, mas erro de Svilar e golo aos 90'+7 permitem a continuidade da série invicta do Bayer
O Bayer Leverkusen está na final da Liga Europa, após empatar com a Roma por 2-2 (4-2 na eliminatória).
Apesar de ter saído dos pés de Lukaku a primeira grande oportunidade de perigo, a primeira parte foi, praticamente na sua plenitude, dominada pelo Leverkusen A equipa de Xabi Alonso apresentou-se na BayArena igual a si própria: o domínio era evidente e a pressão quase imediata. Mesmo sem Wirtz em campo, por várias vezes Svilar parou o ataques dos farmacêuticos, e Palacios ainda atirou ao poste.
Foi, por isso, surpreendente que, em cima do intervalo, surgisse um golo... da Roma. Má abordagem de Tah sobre Azmoun, Paredes foi chamado a converter e não vacilou.
Vinha o segundo tempo e, com ele, continuava o domínio do Leverkusen. No entanto, os farmacêuticos estavam mais nervosos e permitiam incursões adversárias. Na sequência de um canto, a bola bateu na mão de Palacios e, da marca dos 11 metros, voltou a ser eficaz. Estava igualada a eliminatória.
Com tudo empatado, o Bayer acordou. Voltou o domínio do primeiro tempo, voltaram as investidas dos laterais e as oportunidades aumentaram, com destaque para remate de Hlozek que passou muito próximo.
Svilar esteve, também no segundo tempo, em grande plano, a parar Hofmann e Frimpong. Pelo menos, até ao minuto 82: após canto batido por Grimaldo, uma abordagem disparatada do belga levou a que a bola chocasse em Mancini e se dirigisse caprichosamente para a baliza. Estava feito o 3-2 na eliminatória, mas o Leverkusen ainda perdia por 1-2.
Parece, porém, que a equipa de Xabi Alonso não consegue perder, mesmo que tentasse fazê-lo. A pressão romana cresceu, em busca de igualar novamente a eliminatória, o que deixou a equipa suscetível a contra-ataques. Na última jogada da partida, Stanisic fechou as contas, em contra-golpe irrepreensível. São já 49 partidas sem perder e, agora, um bilhete para a final da Liga Europa, em Dublin, onde vai defrontar a Atalanta.
Empate a dois golos na receção à Roma, com o 2-2 a chegar aos 90+7', no 49.º jogo seguido sem perder; Se Leverkusen vencer a final da Liga Europa, Benfica entrará diretamente na fase de grupos da Liga dos Campeões 2024/25