Liga Águia goleia no Algarve
O Benfica goleou, na tarde deste sábado, o Portimonense, em Portimão, por 5-1, em jogo a contar para a 32.ª jornada da Liga, e está muito perto de conquistar o 38.º título de campeão nacional, que pode acontecer neste domingo se o FC Porto perder frente ao Casa Pia, ou na próxima jornada, em Alvalade, diante do rival Sporting.
A vitória das águias foi construída na primeira parte, com 15 minutos portentosos, do melhor que se viu nesta temporada, somando lances perigosos em série. O primeiro golo surgiu logo aos 4’, por Grimaldo, rematando ao segundo poste a cruzamento de Aursnes para defesa de Nakamura dentro da baliza, de acordo com a visão do árbitro auxiliar e posteriormente não revogada pelo VAR.
Aos 15’ Gonçalo Ramos viu a barra roubar-lhe um golo de bandeira, após remate fora da área. Era o segundo remate aos ferros da equipa, depois de Neves (2’). O Portimonense respondeu, com algumas aproximações à área encarnada, mas numa das muitas transições rápidas o líder chegou ao 2-0 (28’), num autogolo de Filipe Relvas, após cruzamento da direita de João Mário.
Aproveitando uma ligeira quebra do ritmo por parte dos encarnados, os algarvios chegaram ao 2-1, por Pedrão, num lance de bola parada no qual Morato foi, inadvertidamente, o assistente de serviço. Esse lance serviu para o Benfica voltar à carga e Gonçalo Ramos fez o 3-1 aos 45’, em nova jogada de contra-ataque. Um regresso aos golos após sete jogos em branco.
O início da segunda parte foi semelhante: as águias entraram a todo o gás, Neres esteve muito perto do 4-1 em duas ocasiões, Rafa viu ser-lhe um golo anulado e seguiram-se várias oportunidades. Mas só após a entrada de Musa o triunfo transformou-se em goleada: o croata marcou dois golos imediatamente após entrar e nas duas únicas vezes que tocou na bola. A fortuna sorriu-lhe e o Benfica sorri: fez um grande jogo e está muito perto de conquistar o campeonato, quatro anos depois.