Abel Ferreira nomeado para melhor treinador das Américas
Português do Palmeiras concorre ao prémio ao lado de Scaloni, Zubeldía, Bielsa e Diniz
Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, está mais uma vez nomeado para melhor treinador da América na emblemática e histórica eleição organizada pelo jornal El País, do Uruguai. A escolha e posterior votação é feita por 200 jornalistas desportivos da América.
Houve 15 treinadores indigitados inicialmente e conhecem-se agora os cinco com maiores votações: Lionel Scaloni (Seleção da Argentina), Luis Zubeldía (Liga de Quito), Marcelo Bielsa (Seleção do Uruguai), Fernando Diniz (Fluminense e Seleção do Brasil) e Abel Ferreira (Palmeiras).
Também Fernando Batista (seleção da Venezuela), Renato Portaluppi (Grêmio), Gustavo Álvarez (Huachipato), Néstor Lorenzo (seleção da Colômbia), Daniel Oldrá (Godoy Cruz), Jorge Fossati (Universitario), César Farías (Aucas de Ecuador), Gabriel Milito (Argentinos Juniors), Marcelo Broli (Seleção sub-20 do Uruguai) e Jorge Almirón (Boca Juniors) foram os outros dez treinadores escolhidos pelos jornalistas, mas que ficaram fora do top-5 final.
O último vencedor foi Lionel Scaloni, campeão do mundo pela Argentina em 2022.
O El País apresenta o treinador português da seguinte forma: «Os dois últimos Brasileirões tiveram o dedo do Palmeiras de Abel Ferreira. Particularmente o de 2023, depois de uma reviravolta fenomenal em casa do Botafogo [0-3 para 4-3], equipa que chegou a ter distância significativa na liderança. Abel Ferreira foi eleito o melhor DT [treinador] das Américas depois de sido vencedor da Taça Libertadores [eleito em 2021, batendo o argentino Marcelo Gallardo e Lionel Scaloni]».