A vítima que falta aos goleadores do Benfica
Di María e Musa marcam como nunca nas respetivas carreiras mas falta o FC Porto na Liga…
Di María e Petar Musa são os melhores marcadores dos encarnados neste arranque de temporada. O extremo argentino de 35 anos tem 5 golos (e uma assistência) em 7 jogos e o ponta de lança croata de 25 anos marcou 4 em 7 partidas realizadas. Curiosamente, os dois já marcaram ao FC Porto, adversário desta sexta-feira, na Luz, a partir das 20.15 horas, e ambos o fizeram numa mesma partida – para a Supertaça Cândido de Oliveira do passado dia 9 de agosto, jogada no Municipal de Aveiro. O Benfica conquistou esse título com uma vitória por 2-0, com Di María a marcar aos 61’ e Musa a confirmar o resultado aos 68’, 23 minutos depois de ter sido lançado no jogo.
Falta, portanto, marcar um golo ao FC Porto em jogos do Campeonato, competição para a qual contará o clássico desta sexta-feira.
Di María tem 5 golos em 7 jogos e uma assistência para golo
Di María, que antes desta época já tinha representado o Benfica entre 2007 e 2010, defrontou 7 vezes o FC Porto - 5 delas para o Campeonato -, venceu 2 jogos e perdeu 3; marcou somente um golo, na última Supertaça. O astro argentino, campeão no último Mundial, no final de 2022, no Catar, está, porém, a realizar o melhor início de temporada da carreira. Os 5 golos que marcou nos 7 primeiros jogos é um registo inédito em 18 anos como futebolista sénior; já marcou tantos golos pelos encarnados como, por exempolo, em cada uma das duas últimas épocas em representação do PSG – 5 golos em 2020/2021 e 5 golos em 2021/2022.
Petar Musa tem 4 golos em 7 jogos
Por sua vez, Petar Musa saiu da sombra de Gonçalo Ramos, que foi transferido para o PSG. O ponta de lança deixou de ser eterno suplente e já é titular há 4 jogos consecutivos – com o V. Guimarães, Vizela, Salzburgo e Portimonense, sendo que apontou 2 golos neste período, no 2-1 frente ao Vizela e no 3-1 em Portimão. A estes golos junta os apontados ao FC Porto na Supertaça e no 3-2 da receção ao Gil Vicente. Também falta a Musa festejar um golo frente aos dragões em jogos da Liga. Mesmo quando representou o Boavista (de onde se mudou para o Benfica no início da temporada passada, por €6,5 milhões) o atacante croata conseguiu marcar ao rival azul e branco (e marcou 12 golos em 31 jogos pelos axadrezados). Dos 5 duelos com o FC Porto, por Boavista e Benfica, Petar Musa venceu 2 e perdeu 3. Golos só um: em agosto, na Supertaça.
Com uma média de 0,5 golos por jogo nesta época, um golo apontado a cada 98,7 minutos em campo, Musa está, também ele, como Di María, a protagonizar o melhor início de carreira, apenas comparável ao que fez pelo Slávia Praga em 2020/2021, época em que também marcou 4 golos em 7 jogos.
Este clássico representa, pois, mais uma grande oportunidade para Di María e Musa vincarem protagonismo em 2023/2024.