«A prudência é fundamental nesta fase»

Arouca «A prudência é fundamental nesta fase»

NACIONAL24.02.202317:11

O treinador Armando Evangelista evita falar de lugares de acesso às competições europeias, mas, amanhã, às 15.30 horas, no Municipal de Arouca, estará em discussão o 6.º lugar da Liga, posto ocupado para já pelo adversário Casa Pia. A dois pontos dos gansos, os lobos de Arouca estão determinados a fazer valer o estatuto de equipa sensação do campeonato, aliás, um adjetivo que assenta também na perfeição à equipa liderada por Filipe Martins, de regresso à Liga.

«O Casa Pia é uma equipa muito forte em termos defensivos, tem sofrido poucos golos, o que demonstra a consistência que eles têm apresentado ao longo do campeonato. Mas, a verdade é que não podemos só olhar para aquilo que eles fazem em termos defensivos, porque, ofensivamente, é uma equipa muito perigosa, principalmente em contra-ataques e ataques rápidos, causa muitos problemas aos adversários. Temos de ter atenção a esses fatores. O Casa Pia tem bons jogadores e Filipe Martins está afazer um bom trabalhos», alertou o treinador do Arouca, na antevisão ao encontro da jornada 22.

Sobre o relvado vai estar um «jogo equilibrado, em que se vão repartir as forças», perspetivou Armando Evangelista. «Já na primeira volta, o resultado [0-0] espelha isso mesmo, um equilíbrio entre as duas equipas. É óbvio que temos de olhar para este Casa Pia sabendo da sua valia e daquilo que têm feito neste campeonato, mas com a mesma ambição de sempre, de querer ganhar e passá-los. Essa ambição é inquestionável por que é dessa forma que encaramos os jogos», sublinhou.

Em Arouca está ainda na memória o que foi a temporada 2016/2017 - a 13 jornadas do fecho da Liga, a equipa contava 27 pontos, mas a descida de divisão tornou-se pesadelo na última jornada – pelo que, apesar dos 30 pontos já somados esta temporada, o pragmatismo mantém-se como regra de conduta.

«Temos de estar com os pés no chão, até porque a história do clube diz-nos isso mesmo. A prudência é fundamental nesta fase. Nem 30, nem 33 pontos, nem coisa nenhuma nesta altura da época - a 13 jornadas do fim - nos garantem absolutamente nada. Por isso, vamos continuar com o nosso objetivo bem presente, que é a manutenção, que queremos garantir o mais rápido possível. Só depois poderemos redefinir os nossos objetivos.»

Na antecâmara de um duelo importante para as hostes arouquenses, subsistem ainda dúvidas quanto à utilização do médio Alan Ruiz e do lateral Tiago Esgaio, ambos em fase de treino condicionado durante a semana. Certas são as ausências dos lesionados Sema Velázquez, Weverson e Vitinho.