A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Sporting-Farense
Trabalho globalmente positivo
Cláudio Pereira, árbitro da AF Aveiro, dirigiu o Sporting-Farense, que se disputou no Estádio de Alvalade.
O aveirense recebeu a colaboração de Bruno Esteves, que desempenhou à distância a função de vídeo árbitro.
Cláudio Pereira fez uma arbitragem positiva, decidindo quase sempre bem tecnicamente. Disciplinarmente tentou manter elogiável critério largo, embora nem sempre tenha tomado as melhores decisões nesse capítulo.
Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
2' Na sequência de pontapé de canto da esquerda, Diomande (ao tentar desmarcar-se para o interior da área adversária) atingiu o pescoço de Cáseres de forma claramente antidesportiva. O árbitro estava a controlar uma zona onde estavam vários jogadores e não viu a infração. O certo é que o central costa-marfinense escapou ao merecido cartão amarelo.
Nota: dois minutos depois e em nova bola parada junto à área do Farense, Cláudio Pereira "foi obrigado" a chamar à atenção dos dois jogadores para não se excederem na marcação mútua. Fez muito bem.
11' Golo legal do Sporting, marcado por Daniel Bragança, na sequência de alívio menos conseguido de um defesa contrário para zona de remate.
14' Fabrício Isidoro, de braços à frente, entrou "com tudo" sobre Marcus Edwards. Arriscou claramente o amarelo em infração onde colocou impetuosidade desnecessária.
17' Matheus Reis colocou o braço esquerdo no ombro direito de Zé Luís, mas a forma aparatosa como o avançado do Farense caiu evidenciou a inexistência de infração. Esteve bem o árbitro da partida ao nada assinalar (se de facto tivesse existido falta do lateral verde e branco, teria que haver lugar à exibição de cartão vermelho direto, uma vez que impediria uma clara oportunidade de golo do adversário).
17' O árbitro estava muito perto, mas não avaliou o lance da melhor forma: Hjulmand, de facto, tocou na bola mas só depois de atingir o pé esquerdo de Zé Luís, fruto de uma abordagem notoriamente negligente à dividida. Ficou por exibir amarelo ao médio dinamarquês.
22' Cartão amarelo bem exibido a Fabrício Isidoro após agarrar ostensivamente Daniel Bragança, travando a sua progressão de forma antidesportiva.
25' Talys intercetou o lance na direção errada (para a barra da própria baliza). A bola, no seu sentido descendente, tocou na linha de baliza mas não a ultrapassou na totalidade.
29' Golo legal de Gyokeres, após passe da esquerda de Pedro Gonçalves.
32' Golo legal de Belloumi, a reduzir o marcador em Alvalade.
40' Zach Muscat foi bem advertido por Cláudio Pereira após ter derrubado Gyokeres, impedindo-o de prosseguir ataque prometedor iniciado pouco antes por St. Juste.
45+1' Zé Luís foi advertido após ter atingido Franco Israel de forma que o árbitro entendeu negligente (a infração existiu mas pareceu-nos apenas imprudente). O certo é que a lesão que colocou o guarda-redes do Sporting a sangrar aconteceu devido a contacto involuntário provocado por Matheus Reis.
48' St. Juste foi bem advertido após carga antidesportiva (braço na cara do adversário), na sequência de disputa com Fabrício Isidoro. A infração do neerlandês originou um pontapé livre direto favorável ao Farense, em zona muito prometedora.
50' Golo do empate apontado por Zé Luís, após assistência de Elvis Balde. Tudo certo.
53' Quando Ricardo Esgaio cruzou da direita, Pedro Gonçalves estava em posição regular. Foi bem validado o terceiro golo da equipa lisboeta.
60' Talys derrubou Marcus Edwards de forma evidente, impedindo que o avançado inglês prosseguisse ataque prometedor da sua equipa. A infração foi bem identificada, mas ficou por exibir um amarelo ao defesa brasileiro.
69' Zé Luís, em ação defensiva, cabeceou a bola na direcção do ombro de Ponde, que estava perto de si. Lance sem qualquer infração na área do Farense.