40 anos depois, Athletic Bilbao volta a conquistar a Taça do Rei de Espanha
Imagens da final entre At. Bilbao e Maiorca (IMAGO / ZUMA Wire)

40 anos depois, Athletic Bilbao volta a conquistar a Taça do Rei de Espanha

INTERNACIONAL07.04.202400:05

Bascos venceram pela 24.ª vez, nos penáltis contra o Maiorca, o troféu que lhes fugia há 40 anos

O Athletic Bilbao é o grande vencedor da Taça do Rei de Espanha! O conjunto basco venceu, nas grandes penalidades, o Maiorca após um empate a uma bola depois do tempo regulamentar.

Estavam em jogo ambições diferentes. De um lado, o Athletic Bilbao procurava reforçar o estatuto de segundo maior vencedor da prova. Já o Maiorca, queria a segunda Taça do Rei na sua história.

O português Samuel Costa foi titular do lado do Maiorca e viu de bem perto a sua equipa a chegar à vantagem à passagem do minuto 21, por intermédio de Dani Rodríguez, após um lance de insistência, onde a bola só entrou na terceira tentativa por parte dos jogadores do Maiorca. Ao intervalo, a vantagem era dos barralets.

Se na primeira parte o jogo foi equilibrado, o mesmo não se pode dizer da segunda. O Athletic Bilbao 'apertou' com o Maiorca e conseguiu mesmo empatar a partida aos 50 minutos. Nico Williams descobriu Oihan Sancet na desmarcação e coube ao número 8 dos leões fazer o golo da igualdade.

Passados os 90 minutos, o empate persistiu levando, assim, o jogo para prolongamento. Na meia-hora extra, nenhuma das equipas conseguiu desfazer a igualdade e a partida foi mesmo decidida nas grandes penalidades. Na marca dos onze metros, Manu Morales e o ex-Benfica Radonjic falharam para o lado do Maiorca.

Já o Athletic Bilbao, não falhou um único penálti e sagrou-se campeão da Taça do Rei de Espanha, a sua 24.ª, fazendo as pazes com o troféu que lhe fugia há 40 anos.