Morreu o coronel Carlos Matos Gomes, capitão de Abril
Tinha 74 anos; anúncio feito pela filha; lembrado por Marcelo Rebelo de Sousa
Capitães de Abril, responsável pela Revolução dos Cravos do 25 de Abril de 1974, morreu este domingo, aos 78 anos, avançou a filha, no Facebook. «A todos os amigos e seguidores do meu pai, Carlos Matos Gomes, é com profunda tristeza que informo que faleceu hoje, 13 de abril, no Hospital Cuf Tejo. Partiu sereno e com músicas de Abril», pode ler-se na página de Facebook de Carlos Matos Gomes.
Segundo uma nota publicada no site oficial da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou pêsames à família do coronel Carlos Matos Gomes.
Mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa
O Presidente da República apresenta os mais sentidos pêsames à família do Coronel Carlos Matos Gomes, Militar de Abril, que nos deixou hoje, depois de uma vida de intervenção cívica e pedagógica muito diversificada e intensa, sempre na defesa dos valores porque se batera há mais de cinco décadas.
Sob o pseudónimo de Carlos Vale Ferraz, Matos Gomes publicou vários livros com a temática da Guerra Colonial, entre eles 2Os Lobos não Usam Coleira” (1995), que foi adaptado ao cinema por António-Pedro Vasconcelos com o título "Os Imortais" em 2003). Escreveu ainda «Nó Cego» ou «A Última Viúva de África».