Greve e manifestação afetam esta sexta-feira os serviços públicos

Greve e manifestação afetam esta sexta-feira os serviços públicos

DIVERSOS08:27

Frente Comum espera milhares de trabalhadores na marcha à Assembleia da República em Lisboa

Escolas, hospitais, centros de saúde, Segurança Social ou Finanças serão áreas esta sexta-feira afetadas por uma greve no setor público, que vai incluir uma manifestação marcada para as 15 horas, em Lisboa.

O coordenador da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, Sebastião Santana, espera grande adesão à manifestação nacional desta sexta-feira.

A estrutura emitiu pré-avisos de greve em vários setores para os trabalhadores poderem participar na manifestação. «Vamos ter milhares de trabalhadores em Lisboa», antecipou o dirigente à agência Lusa, «os pré-avisos de greve foram emitidos para todo o dia de forma a permitir a deslocação dos trabalhadores para a manifestação».

A manifestação nacional terá início às 15 horas na Praça do Marquês de Pombal, seguindo depois para a Assembleia da República. Pede-se o aumentos dos salários e pensões, a valorização das carreiras dos funcionários públicos e o reforço dos serviços públicos.

Recorde-se que, ao mesmo tempo, os revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP — Comboios de Portugal deram quinta-feira início a uma greve parcial que se prolonga até 3 de novembro, com a transportadora a antecipar perturbações na operação, sobretudo a 31 de outubro, em que a greve será total.