EUA: MP de Los Angeles recomenda nova sentença para os irmãos Menendez
Erik e Lyle Menendez em 1992 (Imago)

EUA: MP de Los Angeles recomenda nova sentença para os irmãos Menendez

Liberdade condicional pode acontecer nos próximos meses

O Ministério Público (MP) Los Angeles recomendou que os Lyle e Erik Menendez recebam nova sentença depois de terem sido condenados pelo assassínio dos pais em 1989.

George Gascón, procurador distrital do condado de Los Angeles, disse durante uma conferência de imprensa na quinta-feira que sentença - prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional, que foi definida num segundo julgamento em 1996, -deverá ser revista, depois de o gabinete ter analisado novas provas no caso. Tal poderá significar libertação imediata com condicional, da a idade dos irmãos.

Lyle Menendez, então com 21 anos, e Erik Menendez, com 18, (hoje têm 56 e 53 anos) balearam os pais, José e Kitty, mas a defesa sempre alegou que ambos eram sexualmente molestados e psicologicamente abusados pelo pai, e que temiam pela vida após ameaçar os pais de tornar o caso público.

«Após uma análise muito cuidadosa de todos os argumentos apresentados... cheguei à conclusão de que, nos termos da lei, uma nova sentença é adequada e vou recomendá-la ao tribunal», disse Gascón, que destacou o bom comportamento de ambos na prisão, onde tiraram cursos e dirigem programas de apoio a jovens abusados. Um juiz deverá analisar o caso no próximo mês.

«Estão na prisão há quase 35 anos. Penso que já pagaram a sua dívida à sociedade. Devido « à sua idade, segundo a lei, já que tinham menos de 26 anos no momento dos crimes, eles estariam elegíveis para a liberdade condicional de forma imediata», disse ainda, abrindo então a porta à libertação nos próximos meses.

O caso dos irmãos voltou recentemente a ganhar proeminência com uma série e um documentário produzidos pela Netflix.