Constituição de uma Comunidade de Aprendizagem e de Investigação (artigo de Vítor Rosa, 69)

Espaço Universidade Constituição de uma Comunidade de Aprendizagem e de Investigação (artigo de Vítor Rosa, 69)

ESPAÇO UNIVERSIDADE24.11.201900:19

A Comissão Diretiva do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, da Universidade Lusófona de Lisboa, aprovou, recentemente, várias Comunidades de Aprendizagem e de Investigação (em inglês: Research and Learning Communities – ReLeCo).

As ReLeCo são temáticas e organizam-se em torno de uma ou mais áreas temáticas de especialização e interesses de investigação. Podem incluir, por vezes, projetos de I&D em curso. Estas Comunidades envolvem investigadores seniores, juniores e estudantes (de mestrado e doutoramento), que se reúnem com regularidade para discutir e apresentar trabalhos de investigação e organizar iniciativas científicas. Cada ReLeCo inclui um programa de trabalho (publicações, iniciativas, projetos de I&D) e de tutoria: jovens investigadores(as) são apoiados(as) nos seus projetos de mestrado e doutoramento, e no desenvolvimento dos percursos profissionais. Entre as várias ReLeCo constituídas e aprovadas, destacamos aqui uma em que participamos como coordenador, intitulada “Literacias, Corpo e Ética”. São objetivos específicos: 1) Refletir sobre a importância associada aos cuidados com o corpo, como marca de identidade e individualidade, da educação para a saúde e da dinamização da dimensão de inclusão social; 2) Fomentar a investigação sobre as relações de educação intergeracional como processo de desenvolvimento social; 3) Contribuir para o aprofundamento do estudo sobre a ética desportiva. Os seus membros esperam promover várias iniciativas científicas sobre a temática.
 

Damos aqui também conta de uma outra iniciativa aprovada pela Comissão Diretiva, que se designa “O desporto nas sociedades modernas”. Esta iniciativa, que coordeno igualmente, tem por objetivo a divulgação do conhecimento e da partilha do trabalho de investigação desenvolvido pelo CeiED junto das Escolas do Ensino Secundário. As ações de intercâmbio (alunos/professores/investigadores) são bem-vindas e devem promover visitas programadas e acompanhadas dos alunos do ensino secundário à Universidade. Espera-se que esta iniciativa seja uma boa oportunidade para se conhecerem alguns dos espaços de trabalho dos investigadores, refletir abertamente com eles e observar o ambiente que se vive nos diversos centros de investigação e da universidade.

Vítor Rosa

Sociólogo, Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática. Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Lisboa