Reflexões sobre o Desporto (artigo de Vítor Rosa, 64)

Espaço Universidade Reflexões sobre o Desporto (artigo de Vítor Rosa, 64)

ESPAÇO UNIVERSIDADE27.10.201917:58

O mês de outubro de 2019 foi rico em reflexões sobre a educação física e o desporto. Nos dias 10, 11 e 12 realizou-se o 8.º Congresso Internacional de Artes Marciais e Desportos de Combate, na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viseu. Estiveram presentes investigadores e docentes de vários países: Japão, Malásia, Polónia, França, Espanha, EUA, por exemplo. Os resumos das comunicações foram publicados num “Abstract book”, procurando dar a conhecer os trabalhos a outros interessados.

Nos dias 25 e 26 a Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, a propósito do seu 10.º aniversário, promoveu o 8.º Congresso Científico de Pedagogia do Desporto, em parceria com a Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Coimbra. Debateu-se “o papel dos profissionais do desporto na educação para os valores”. Este evento foi, igualmente, pautado por excelentes comunicações e os resumos foram publicados no “Journal of Sport Pedagogy & Research”. Estes espaços de encontro, de reflexão e de partilha de conhecimento permitem reforçar o papel e o valor do desporto nas sociedades. Ele é a perpétua criação dos homens e das mulheres que o praticam e que o organizam. Como fato social, ele exerce uma influência muito importante na vida dos cidadãos. É um fenómeno de ambição mundial, que “atenua” as pluralidades culturais para as transferir para valores internacionalmente reconhecidos. Ele é consumidor de tempo e produtor de imagens. Mas, para que haja desporto, é necessário que o lazer tenha um lugar na existência e nos valores sociais dos indivíduos.
 

Da minha parte, estive presente e fui orador (entre outras tarefas) nos dois congressos. Procurei, como diriam alguns dos meus amigos franceses, “apporter ma pierre à l’édifice”, reconhecendo, porém, a minha nulidade em muitas matérias desportivas.

Vítor Rosa

Sociólogo, Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática. Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Lisboa