Surf Joaquim Chaves sobe ao pódio do Pantin Classic Galicia Pro
Joaquim Chaves terminou em 3.º lugar no Abanca Pantin Classic Galicia Pro (QS3000), 4.ª etapa do circuito europeu de qualificação (Qualifying Series 2023/2024) da Liga Mundial de Surf (WSL). Afastado da final por Charly Quivront (na meia-final somou 6,67 pontos contra 10,67 do francês), atinge, aos 19 anos, o primeiro pódio internacional da carreira e melhor classificação na prova de acesso ao Challenger Series (CS 2024), batendo o 17.º posto alcançado em 2021, igualmente na paragem espanhola do QS. Como consequência, dá um salto gigante no ranking do circuito regional europeu, de 71.º para 11.º lugar. Guilherme Ribeiro (5.º classificado em Espanha) é o segundo melhor surfista português (16.º).
Na Galiza, Yolanda Hopkins terminou em 5.ª e continua no topo do ranking QS (5113 pontos). Teresa Bonvalot (9.ª classificada) perde a vice-liderança, agora ocupada pela vencedora da etapa galega, Janire Gonzalez Etxabarri, mas permanece (apuram-se as quatro primeiras surfistas da tabela) em zona de qualificação para o Challenger Series (4.ª). Mafalda Lopes escala para 10.º, Carolina Mendes é 13.ª, seguida de Francisca Veselko.
Camila Kemp, surfista nascida em Cascais, Portugal (vice-campeã mundial, em 2015, ao serviço da seleção portuguesa e campeã nacional em 2018), atualmente a representar a Alemanha, chegou pela terceira vez à final (perdeu frente à basca Janire Gonzalez Etxabarri) de uma etapa do terceiro escalão competitivo da Liga Mundial de Surf (WSL). Repetiu o feito alcançado em 2016, na etapa israelita, então como surfista portuguesa (foi a primeira a consegui-lo), e 2017, e bateu o 3.º lugar obtido no arranque da temporada 2023-2024, no Animal Pro, Cornualha, Grã-Bretanha. A vice-liderança alcançada na Playa Patin permite-lhe subir 8 degraus na hierarquia e ficar às portas (6.ª) de (re)assegurar a entrada do segundo escalão do surf mundial, nível onde compete em simultâneo.
O Pro Santa Cruz, entre 6 e 10 de setembro, na praia do Norte, em Torres Vedras, é a última prova do ano do circuito regional de qualificação. A prova será apresentada na próxima 3.ª feira, 5 de setembro, no Noah Surf House e conta com a presença de Frederico Morais.