Comaneci critica decisão polémica: «Não brinquem com a saúde mental dos atletas»
Ana Barbosu terminou em 4.º na final solo, após revisão de nota de Jordan Chiles
Foto: IMAGO

Comaneci critica decisão polémica: «Não brinquem com a saúde mental dos atletas»

Antiga ginasta abordou perda da medalha de bronze de Ana Barbosu na final da prova de solo

Rebeca Andrade conquistou a medalha de ouro em ginástica a solo, batendo Simone Biles (2.º), contudo, antes da vitória da brasileira, a prova ficou marcada pelo desgosto de Ana Barbosu, que viu ser-lhe retirada a medalha de bronze.

A ocasião suscitou polémica entre os fãs da modalidade e até provocou resposta da reconhecida ginasta Nadia Comaneci, que sabe uma ou duas coisas sobre ganhar medalhas olímpicas (23 de ouro, 8 de prata e duas de bronze).

A compatriota não ficou indiferente ao sucedido e criticou a postura dos juízes: «Não acredito que se brinque assim com a saúde mental e as emoções dos atletas. Temos de protegê-las», escreveu na rede social X.

Tudo aconteceu porque, a ginasta romena foi a penúltima a entrar em ação e os juízes avaliaram a prestação com 13,700 pontos, apenas atrás de Rebeca Andrade (14,166) e Simone Biles (14,133). Seguiu-se a última participante, a norte-americana Jordan Chiles, que ao fazer 13,666 ficou à beira do pódio.

Face a este desenrolar, Ana Barbosu celebrou a conquista da medalha de bronze e durante os festejos, foi anunciada uma revisão da nota a favor de Chiles, subindo a pontuação da mesma para 13,766, passando a atleta romena no 3.º posto da prova.

E a reação de Barbosu diz tudo. Visivelmente emocionada com a decisão, abandonou o tapete da competição e foi consolada pela respetiva equipa técnica.