Ons Jabeur arrasa Open Madrid: «Deviam respeitar mais as mulheres»
O Open Madrid termina a 5 de maio. Foto: IMAGO

Ons Jabeur arrasa Open Madrid: «Deviam respeitar mais as mulheres»

TÉNIS30.04.202417:58

Tenista tunisina denuncia desigualdades das condições de treino e afirma que, apesar da nova organização, nada foi feito para reverter a situação

A tenista tunisina Ons Jabeur criticou esta segunda-feira o Open de Madrid pelas desigualdades existentes no tratamento das tenistas femininas. Em conferência de imprensa, sublinhou a existência de uma discrepância em relação aos colegas de competição do sexo masculino.

«Temos um longo caminho a percorrer, especialmente aqui em Madrid, Roma e na Europa em geral. Tenho a impressão de que deveriam respeitar mais as mulheres e a nossa forma de jogar. Há coisas que percebemos. A forma como as mulheres e os homens são tratados é completamente diferente. Acho que merecemos mais», destacou a tenista tunisina, dando exemplos concretos na existência de desigualdade de tratamento entre sexos.

«Uma jogadora disse-me que queria uma quadra para treinar, e que quatro jogadoras do top-20 tinham de dividir a quadra, enquanto os meninos podiam tê-la por duas ou três horas. Não é culpa das pessoas que organizam os treinos, mas sim o torneio. Como os homens vendem mais ingressos, isso acaba por se refletir no apoio. Eles tentam avançar, contudo não é o caso. A IMG comprou o torneio, mas eu não vejo diferença», acrescentou.

Esta não é a primeira polémica em torno do torneio, pois, no ano passado, a organização felicitou Carlos Alcaraz pelo seu aniversário com um bolo após o encontro, enquanto Sabalenka, também aniversariante nesse dia, acabou por receber um bolo muito menor, o que gerou uma forte onda de críticas.