Estrela da Amadora: Mansur regressou, assistiu… e volta a ficar de fora
Mansur, do Estrela da Amadora (À esquerda), alinhado antes de um jogo pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Estrela da Amadora: Mansur regressou, assistiu… e volta a ficar de fora

NACIONAL12.04.202417:26

Brasileiro desempenhou papel fundamental para o empate dos tricolores em Moreira de Cónegos; foi, no entanto, expulso perto do final e abre uma sucessão disputada por cinco possíveis opções para o substituir

É com perspetiva de mais uma final que o Estrela da Amadora aborda a receção ao Rio Ave, no próximo domingo, e com a certeza de que Sérgio Vieira terá de promover alterações no onze titular, tal como tem sido registo na presente temporada por imperativo das contrariedades como lesões e também castigos. E será este último o caso de Mansur, que teve papel preponderante na jornada anterior, frente ao Moreirense, mas que nesse mesmo encontro foi expulso e constituirá, por isso, baixa.

Um jogo de sensação agridoce para o esquerdino brasileiro, que em Moreira de Cónegos regressou à titularidade mais de um mês depois da sua última aparição no onze inicial e estava a realizar uma prestação de qualidade, tendo mesmo tido papel ativo na obtenção de um dos golos – nomeadamente o primeiro – que permitiu aos tricolores resgatar a igualdade frente a um opositor de qualidade, na casa deste, depois de ter saído para intervalo a perder por 2-0.

Na partida realizada no passado domingo, Mansur desempenhou funções de ala esquerdo, algo que não tem sucedido de forma regular na presente temporada, pelo menos numa utilização inicial, já que tem sido como central pela esquerda que tem realizado a maior parte das suas aparições. Em função da sua versatilidade, o canhoto de 30 anos foi chamado a jogo para desempenhar um lugar de maior exposição ofensiva e até correspondeu positivamente, com um cruzamento perigoso que resultou em golo.

Uma participação que poderia justificar continuidade, não tivesse o experiente atleta recebido ordem de expulsão aos 89 minutos, por ter sido admoestado com o segundo amarelo, o que obrigou o Estrela a terminar a partida em sacrifício…mas a segurar a preciosa igualdade. Desta forma, Mansur volta a sair da equipa e terá de esperar por nova oportunidade numa época que tem sido algo acidentada, apesar de merecer total confiança por parte da equipa técnica e administração.

Muito devido ao facto de já ter enfrentado duas paragens distintas, por lesões musculares – entre novembro e janeiro, após ter contraído uma lesão em Alvalade, frente ao Sporting e mais tarde, com um problema que o afastou durante todo o mês de fevereiro, Mansur contabiliza 17 dos 31 encontros já realizados pelo Estrela na presente época. Desta forma, terá abordado com esperança o regresso ao onze e a expulsão impedi-lo-á de dar continuidade a essa presença.

Sem poder contar com Mansur, Sérgio Vieira debate-se, agora, com uma dúvida, visto deter várias opções diferenciadas para a posição. A hipótese mais provável passará pelo avanço de Rúben Lima, jogador que, à imagem do próprio Mansur, possui caráterísticas que lhe permitem alinhar como central ou como ala, mas o plantel possui outras opções de raiz como Nilton Varela, João Reis (que, a confirmar-se, regressaria após paragem por lesão) e Nkanyiso Shinga, ou ainda os destros Nanu e Hevertton Santos.

Cinco diferentes possibilidades com as quais Sérgio Vieira poderá jogar para baralhar as contas, inclusivamente do seu homólogo, Luís Freire, que apenas se limitará a adivinhar quem jogará na ala esquerda dos estrelistas, atendendo ao enorme leque de escolha existente para a posição.