Rio Ave: os números notáveis da segunda volta
(Foto: Manuel Fernando Araújo/LUSA)

Rio Ave: os números notáveis da segunda volta

NACIONAL11.04.202410:37

Vila-condenses apresentam o melhor registo defensivo da Liga, desde a jornada 18; apenas uma derrota na segunda metade do campeonato

Apesar do título de rei dos empates, cunhado após cinco igualdades consecutivas, o Rio Ave ganhou oxigénio na última jornada, ao bater o Gil Vicente (3-0), confirmando a boa segunda volta que está a protagonizar.

Os pupilos de Luís Freire apenas foram derrotados por uma vez na segunda metade da Liga, em Famalicão (1-2), pelo que têm conseguido fugir aos lugares de despromoção, mesmo averbando um elevado número de empates: desde a 18.ª ronda do campeonato, os vila-condenses registam 8 empates em 11 partidas.

Atualmente no 12.º posto, a distância para o lugar de acesso ao play-off de manutenção está, ainda assim, apenas a 3 pontos, dado que o Portimonense também venceu esta jornada, diante do Chaves (3-2).

Um dos principais fatores que tem contribuído para o bom desempenho dos rio-avistas nesta segunda metade do campeonato é a capacidade defensiva da equipa, evidenciada pelos números: nenhuma equipa tem menos golos sofridos do que o emblema de Vila do Conde desde a jornada 18, a primeira da segunda volta. Ao todo, a formação de Luís Freire concedeu apenas 7 golos aos adversários, um registo superior a equipas como o FC Porto (9), Vitória de Guimarães (9), Sporting (12), ou Benfica (12).

A jogar com uma defesa remendada, pelas ausências forçadas de Miguel Nóbrega e Josué Sá, o técnico dos vila-condenses espera poder contar com os dois atletas, habitualmente titulares, já no duelo na Reboleira, frente ao Estrela da Amadora, marcado para domingo.