Parece mentira: Dona da F1 anuncia compra do Moto GP
Miguel Oliveira (IMAGO / NurPhoto)

Parece mentira: Dona da F1 anuncia compra do Moto GP

FÓRMULA 101.04.202411:48

Negócio completa-se acima dos 4 mil milhões de euros

A empresa Liberty Media, detentora dos direitos de transmissão do Mundial de Fórmula 1, oficializou a aquisição de parte da Dorna Sports, que organiza o campeonato de Moto GP em que participa Miguel Oliveira.

A aquisição é estabelecida pelo valor de 4,2 mil milhões de euros.

 «A Liberty Media Corporation ("Liberty Media") anunciou hoje que entrou em acordo para adquirir a Dorna Sports, S.L. ("Dorna"), detentora exclusiva dos direitos comerciais do Campeonato Mundial de MotoGP™. O MotoGP será atribuído ao catálogo do Formula One Group da Liberty Media», diz um comunicado da empresa.

A Liberty adquire 86 por cento da Dorna, que fica com 14 por cento do negócio. «A transação reflete um valor empresarial para a Dorna/MotoGP de 4,2 mil milhões de euros e um valor patrimonial de 3,5 mil milhões de euros», pode ler-se, sendo ainda referido que a aquisição deve ficar concluída no final de 2024.

O CEO desde 1994, Carmelo Ezpeleta, e a Dorna, vão manter a organização dos campeonatos de motociclismo - MotoGP, Moto2 e Moto3, Superbike, MotoE e Mundial feminino -, mas dentro do catálogo da empresa de media.

«Estamos entusiasmados por expandir nosso portfólio de desportos ao vivo com a aquisição da MotoGP», disse Greg Maffei, Presidente e CEO da Liberty Media. «MotoGP é uma liga global com uma base de fãs leais, corridas cativantes e um perfil financeiro altamente gerador de fluxo. Carmelo e sua equipa criaram um grande espetáculo desportivo que podemos expandir para um público mais amplo. O negócio tem uma vantagem significativa e pretendemos expandir o desporto para os fãs, equipas, parceiros comerciais e ps nossos acionistas do MotoGP», explicou ainda.

«Este é o próximo passo perfeito na evolução do MotoGP, e estamos entusiasmados com o que este marco traz para a Dorna, o paddock da MotoGP e os fãs de corrida", disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna.

(atualizado às 12.06 horas)