Sporting passa aos oitavos da Liga Europeia em segundo, Benfica em quarto

Andebol Sporting passa aos oitavos da Liga Europeia em segundo, Benfica em quarto

ANDEBOL28.02.202322:47

Na despedida da fase de grupos da Liga Europeia, o Benfica, detentor do título, foi o único dos emblemas portugueses em prova a saborear a vitória na 10.ª jornada, sendo que esse sucesso em casa dos húngaros do Fejér BÁL-Veszprém, por 26-35, não tinha quaisquer implicações na classificação das águias no grupo A, pelo que já entraram em campo com a certeza de passar em quarto e com os alemães do SG Flensburg-Handewitt por adversários na fase seguinte desta competição europeia.
 

Carlos Martins abriu a contagem, Gustavo Capdeville brilhou na baliza na primeira parte, Sergey Hernandez não deixou espaço entre os postes benfiquistas na segunda que começou depois de 14-17 ao intervalo. Chema Rodríguez aproveitou a superioridade nos derradeiros 30 minutos para lançar Martim Ferraz, jovem central de 19 anos.
 

A jogar no Pavilhão João Rocha, num duelo de tudo ou nada pela liderança do grupo C com os croatas do Nexe, o Sporting sofreu o primeiro desaire de 2023, desta feita por 28-34, resultado que não reflete o que se passara em campo. Os leões, que foram os primeiros a garantir acesso à fase seguinte, encontraram no guarda-redes Dominik Kuzmanovic – com 26 defesas e 51% de eficácia – o mais temerário dos adversários que, a juntar a falhas na concretização dos ataques, entre elas quatro conversões nos livres de 7 metros, foi muito castigador e atenuou as importantes recuperações dos homens de Ricardo Costa que chegaram ao intervalo empatados a 14 e foram protagonistas de belas recuperações, nomeadamente através de Francisco Tavares, principal agente do parcial de 5-0 que permitiu uma reviravolta no marcador que, todavia, não perdurou.
 

O Sporting vai medir forças nos oitavos com os espanhóis do Bidasoa Irun, terceiros classificados do grupo D, precisamente o mesmo do qual o Águas Santas, já sem hipóteses de seguir em frente na competição, se despediu a perder, por 23-29, frente aos poderosos alemães do Fuchse de Berlim, líderes da Bundesliga, que só somaram vitórias na competição.
 

Os guarda-redes assumiram, tanto no caso dos germânicos através de Victor Kireev, com 10 defesas (50% de eficácia), como do lado dos maiatos, graças a Diogo Ribeiro, autor de 8 defesas (42% de eficácia), um papel fundamental. No entanto, cedo o Fuchse impôs a sua experiência diante do emblema português que encetou campanha na qualificação e, ao intervalo, a diferença de plantéis já expressava um 10-17.
 

Corajosos, os jogadores do Águas Santas cresceram na defesa, mas os germânicos teimaram em manter o ascendente, tendo Mário Lourenço assinado o derradeiro golo maiato nesta incursão europeia.