Leões vencem dérbi lisboeta contra Benfica e estão cada vez mais perto do título
(Fonte: página X/Sporting CP - Modalidades)

Leões vencem dérbi lisboeta contra Benfica e estão cada vez mais perto do título

ANDEBOL20.04.202417:46

Sporting venceu por 37-28 e já tinha vantagem de 10 golos ao intervalo

O Sporting deu mais um grande passo, rumo à conquista de um título que lhe escapa desde 2017/18. Na receção ao Benfica, os leões somavam 23 vitórias consecutivas na competição, mas esse número subiu para 24, depois de vencerem convincentemente os arquirrivais por 37-28, em frente aos fãs presentes no pavilhão João Rocha. É a quarta vitória contra as águias em outros tantos encontros.

Na antevisão ao dérbi lisboeta, o treinador dos verdes e brancos, Ricardo Costa, disse que a partida não se ia «decidir nos primeiros 10 ou 15 minutos, mas sim na reta final». No entanto, o duelo deste sábado, a contar para a segunda ronda do grupo A do campeonato nacional, não andou longe de ser resolvido na primeira parte.

Um começo renhido viu as equipas empatadas (7-7) nos primeiros 10 minutos do frente a frente. Porém, foi nesta altura que o Sporting encontrou debilidades na formação contrária e disparou na liderança.

A equipa orientada por Jota González tentou variar o esquema tático, optando pelo 7x6, mas foi imediatamente castigada pelos leões. Estes, aproveitando erros no processo ofensivo encarnado e perdas de bola dos mesmos, chegaram a uma vantagem de cinco (13-8). Como um efeito de bola de neve, os líderes do campeonato continuaram a mostrar a sua superioridade, estenderam a diferença no marcador – máximo de 12 golos -, e foram para o intervalo a vencer por 23-13.

Dificilmente os dois pontos escapariam ao clube de Alvalade, mas com o título tão perto de ser conquistado – precisam de vencer os próximos dois jogos, caso FC Porto mantenha o registo vitorioso -, Ricardo Costa não permitiu qualquer desleixo. Quando aos 49 minutos o Benfica respondeu com dois golos seguidos (33-23), o treinador leonino pediu imediatamente desconto de tempo para fazer ajustes. Atitude que resume a fome dos verdes e brancos na busca pelo título.