Ex-jogador da NBA revela problema de saúde: «Não me resta muito tempo de vida»
Nate Robinson, ex-jogador da NBA (IMAGO / Icon Sportswire)

Ex-jogador da NBA revela problema de saúde: «Não me resta muito tempo de vida»

BASQUETEBOL11.04.202417:25

Nate Robinson revelou que sofre de insuficiência renal e precisa de um transplante

Após cerca de 11 anos a pisar os grandes palcos da principal Liga de basquetebol norte-americana, o ex-base Nate Robinson revelou que está a passar por problemas graves de saúde.

Há dois anos, o próprio anunciou que sofria de insuficiência renal, contudo, em entrevista concedida ao Daily Mail, Robinson confessou que «não tem muito tempo de vida» e precisa de um transplante com urgência.

«Sei que não tenho muito tempo se não conseguir um rim. O corpo de algumas pessoas rejeita a diálise. E graças a Deus que não foi o meu caso e eu posso viver. Se eu não fizesse a diálise, provavelmente não viveria mais do que uma ou duas semanas», afirmou o ex-jogador da NBA.

«Faço três dias por semana, quatro horas por dia. Eles limpam o meu sangue para tirar as toxinas. Ajuda-me muito, porque é assim que eu estou a viver. A máquina [de diálise] tem ajudado então, estou apenas a aproveitar os momentos em que me sinto saudável. Tento sair com os meus filhos, ver a minha família e jogar basquetebol, fazer as coisas que gosto», acrescentou Nate Robinson.

O base norte-americano estava nos New York Knicks em 2006, quando foi informado de que, devido à sua tensão arterial alta, os rins estavam danificados e, por esse motivo, provavelmente teria insuficiência renal no futuro.

Ainda assim, e apesar dos seus 1,75 metros de altura, Robinson conseguiu fazer uma carreira memorável na NBA. No seu melhor momento enquanto atleta, Nate Robinson foi tricampeão do concurso de afundanços da NBA, antes de se aposentar em 2015.