Divisão de Honra vai crescer
Fotografia Rui Morais e Castro

Divisão de Honra vai crescer

RÂGUEBI01.05.202420:42

Ninguém desce na Divisão de elite e sobem duas equipas do CN1. Para o ano 12 clubes disputam o título nacional. Calendário internacional obriga a mudanças.

Preveem-se grandes novidades no râguebi nacional. O campeonato da Divisão de Honra Top 10 pode ser alargado das atuais 10 para 12 equipas já em 2024/2025, não haverá despromoções e sobem os dois primeiros classificados no Nacional da 1.ª Divisão (CN1).

As equipas serão divididas em três grupos de quatro alinhadas pelo ranking da presente época, explicou a A BOLA fonte da Federação Portuguesa de Râguebi que tomará a decisão após voto favorável dos 10 clubes participantes na divisão maior e os dois diretamente envolvidos na subida, produzindo efeitos imediatos.

«Na sequência das reuniões com os clubes, nas quais se constatou o amplo consenso, foi decidido que a partir da época 2024/2025 o campeonato da Divisão de Honra de XV sénior masculino será alargado de 10 para 12 participantes», lê-se num documento federativo enviado aos clubes.

Caso não se concretize esta esperada unanimidade, as alterações entram em vigor na temporada seguinte, conforme decorre dos estatutos da federação, apurou ainda o nosso jornal.    

Resulta desta decisão a não despromoção de qualquer dos emblemas do Top-10 ao CN1 e, consequentemente, a manutenção entre os maiores dos atuais 10 emblemas da Divisão de Honra na próxima época.

 Desta forma, sobem à elite do râguebi nacional os dois primeiros classificados da CN1 – manter-se-á com 12 clubes na temporada vindoura. O CR Técnico, de regresso após a despromoção ao último escalão em abril de 2022, primeiro finalista já apurado para a final da 1.ª Divisão e o RC Montemor (26 pontos) ou Setúbal (24 pts), ambos a aguardar os desfechos, fora, contra o CRAV e Braga Rugby, respetivamente.

 A alteração do modelo competitivo e do número de equipas produzirá uma diminuição do número de jornadas, torna o campeonato mais competitivo e terá em especial atenção o exigente calendário internacional que se avizinha com os jogos da janela de novembro, a participação dos Lusitanos na Rugby Europe Supercup e dos lobos no Rugby Europe Championship (REC-2025), competição que servirá de apuramento para o Mundial da Austrália-2027, explicou ainda fonte da FPR.