Benfica nos oitavos da Liga Europeia, Sporting vence na Hungria

Andebol Benfica nos oitavos da Liga Europeia, Sporting vence na Hungria

ANDEBOL21.02.202322:13

O Benfica perdeu esta tarde com os suíços do Kadetten Schaffhausen, por 27-28, teve de esperar pelos resultados dos eslovacos do TATRAN Presov e do Montpellier, nos jogos de encerramento da nona jornada do grupo A, mas conseguiu respirar de alívio de garantir um lugar nos oitavos de final da Liga Europeia.

Uma vitória pouparia as águias à espera de resultados de terceiros para seguir em frente na competição da qual é detentora do título, no entanto, no pavilhão n.º 2 da Luz, os comandados de Chema Rodríguez tiveram dificuldade em encontrar as redes da baliza dos helvéticos, blindada pelo guardião Kristian Pilipovic, autor de 18 defesas e 42% de eficácia.

Ainda assim, o intervalo chegou com 13-13, espelho do equilíbrio que pautava a partida que chegou ao último minuto com o Benfica a perder por um golo, Com um golo de desvantagem e um minuto por jogar, Chema Rodriguez deu uso ao seu último time-out, mas precisamente os homens que mais marcaram falharam nessa altura. A bola de Demis Grigoras, que assinou oito golos, foi parar ao poste e Ole Ramel, na conversão de um livre de sete metros, viu o remate travado pelo intratável guardião dos helvéticos que, dessa forma, mantiveram a vitória.

Apesar do desfecho, o Benfica juntar-se-ia depois ao Sporting, cuja missão no grupo C passa pela luta com os croatas do Nexe pela liderança. A vitória da turma de Ricardo Costa em casa dos húngaros do Balatonfüredi KSE, por 25-31, com 9 golos de Francisco Costa, acentuou a candidatura dos leões ao comando do grupo na derradeira jornada desta fase de grupos, cuja decisão acontecerá num mano a mano, dia 28, precisamente com o Nexe que, recorde-se, integrou a disputou a final 4 da competição em maio do ano passado, na Altice Arena.

E serão apenas Benfica e Sporting os emblemas portugueses a integrar as últimas 16 equipas em prova, dado que para o Águas Santas terminou o sonho de passar a essa fase da Liga Europeia. Obrigados a ganhar nas derradeiras jornadas do grupo D, frente aos mais cotados da poule, os maiatos tropeçaram logo, esta noite, nos dinamarqueses do Skanderborg-Aahrus, por 33-26. O intervalo chegou com o marcador a assinalar 16-11 e, no reatamento, os comandados de Ricardo Moreira não conseguiram pôr cobro ao ataque nórdico, pois embora Kristoffer Lund Laursen tenha sido uma das estrelas da noite com 10 defesas (28% de eficácia), na baliza do Águas Santas, Alexandre Magalhães completou travou o mesmo número de remates (31% de eficácia), mas não chegou.