Yolanda Hopkins ambiciona revalidar título europeu no Caparica Surf Fest
Yolanda Hopkins (IMAGO/Avalon.red)

Yolanda Hopkins ambiciona revalidar título europeu no Caparica Surf Fest

SURF25.03.202416:08

Surfista portuguesa participa na última etapa do circuito de qualificação da Liga Mundial de Surf. Refere ainda que ambiciona trazer medalha para Portugal em Paris 2024

Yolanda Hopkins lidera o atual ranking do circuito de qualificação da Liga Mundial de Surf (WSL) e revelou ambição de vencer o Caparica Surf Fest e a revalidação do título de campeã europeia.

«Não preciso de ganhar [o Caparica Surf Fest] para ser campeã europeia, mas seria um bónus levar duas taças para casa. Ninguém pode dizer que não», avançou a surfista aos jornalistas em conferência de imprensa do arranque da prova portuguesa, que se disputa entre 26 a 30 de março.

Hopkins lidera o circuito de qualificação (Qualifying Series) da WSL ao nível da europa, 3.ª divisão do surf mundial, com 5113 pontos ao fim de quatro etapas, sendo que nunca ganhou a portuguesa, última etapa, que vale mil pontos.

«Ainda não ganhei este campeonato, mas tenho esse sonho. As condições não vão estar fáceis, mas vamos tentar», completou, referindo-se à tempestade que se aproxima da costa portuguesa, capaz de provocar ondulação e ventos fortes, com direção desfavorável (mar-terra).

Esperança para a medalha

Refira-se que surfista lusa já garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, sendo que a primeira vez que participou nos Jogos foi em Tóquio 2020, onde alcançou a 5.ª posição. Hopkins abordou as expetativas para a prova que se vai realizar no Taiti, na Polinésia Francesa e assumiu que quer trazer medalha para Portugal.

«Adoro tubos e é uma onda em que me posso dar bem. Em Tóquio, fiz um quinto lugar e tenho esperança de trazer uma medalha para Portugal», concluiu.