Surf: Bonvalot bate Yolanda e vence Caparica Surf Fest
Teresa Bonvalot voltou a vencer na Costa de Caparica

Surf: Bonvalot bate Yolanda e vence Caparica Surf Fest

SURF30.03.202417:51

Terceiro triunfo na Costa, no dia em que Hopkins revalidou título europeu. Guilherme Ribeiro nas Challenger Series pela primeira vez

A 9.ª edição do Caparica Surf Fest, última etapa do circuito europeu 2023-24 da World Surf League (WSL), entrará para a história do surf nacional.

Yolanda Yophinks garantiu o segundo título consecutivo de campeã europeia da WSL, assegurou uma das quatro vagas nas Challenger Series (CS), tal como Teresa Bonvalot, que fechou o top-4 europeu e Guilherme Ribeiro (top-7), estes últimos orientados pelo mesmo treinador, Manuel Gameiro.

Na Praia do Paraíso, Costa de Caparica, derradeira paragem do Qualifying Series (QS) continental, Teresa Bonvalot conquistou a terceira vitória (2021, 2022 e 2023-24) da carreira na praia do Concelho de Almada.

Teresinha (13,13 pontos) bateu na final a bicampeã da Europa, Yolanda Hopkins (8,66 pts) e no pódio dedicou a vitória à família e à avó que a viu «pela primeira vez na praia», disse.

Yo falhou a conquista da etapa na Costa de Caparica, evento que lhe falta no currículo, mas levou para casa o melhor score combinado da carreira e do campeonato, 18,70 pontos (9,70+9,00), no heat 4 da ronda 16, além da coroa principal. «Estou feliz com o título europeu, faltou só a cereja em cima do bolo que era a vitória numa etapa que nunca ganhei», sublinhou.

Teresa e Yolanda carimbaram vagas para as Challenger Series, circuito de qualificação para o Championship Tour 2025 (CT) e terão a companhia de Guilherme Ribeiro, surfista da casa.

«Faço os QS há muitos anos, comecei cedo na Costa com wildcard e qualificar-me na Costa é de outro mundo, com os meus amigos, a minha família, namorada, todos, é especial», assumiu Guilherme Ribeiro, em declarações a A BOLA, ao garantir uma das sete vagas atribuídas pelo circuito regional europeu da WSL para o Challenger Series 2024.

A última etapa do QS europeu coroou ainda o francês Tiago Carrique como campeão europeu 2023-24. Vencedor no Caparica Surf Fest, Carrique (13,53 pts) bateu na final o compatriota Maxime Huscenot (12,74 pts).