Ivo Oliveira quinto no prólogo da Volta à Romandia
Ivo Oliveira em destaque no arranque da Volta a Romandia

Ivo Oliveira quinto no prólogo da Volta à Romandia

CICLISMO23.04.202418:29

Corredor da UAE Emirates demorou apenas mais cinco segundos do que o vencedor do contrarrelógio de 2,3 quilómetros, o neerlandês Maikel Zijlaard, da Tudor

A dez dias do início da Volta a Itália, muitos dos corredores que nela competirão apuram o estado da forma na Volta à Romandia, na Suíça, que arrancou esta terça-feira com um curto prólogo urbano de 2,3 quilómetros em Payern.

Neste rápido e intenso contrarrelógio individual, Ivo Oliveira (UAE Emirates) destacou-se ao classificar-se na quinta posição, a apenas três segundos do vencedor, o neerlandês Maikel Zijlaard, da equipa anfitriã do evento, a helvéticaTudor.

Devido à brevidade do exercício, as diferenças entre os corredores foram escassas, como demonstra o facto de Nelson Oliveira (Movistar) ter sido apenas 55.º classificado e ter demorado tão-só mais seis segundos do que o seu compatriota Ivo Oliveira a cumprir a prova.

O campeão nacional de fundo optou por utilizar a bicicleta de contrarrelógio no sinuoso traçado do prólogo - muito corredores preferiram a bicicleta normal, incluindo o vencedor Zijlaard - e não se arrepende. «Fiz o reconhecimento do percurso em ambas as bicicletas e senti-me mais confortável com a de contrarrelógio, e creio que optei bem», afirmou Ivo Oliveira após a conclusão da sua prova.

«Dei tudo, estou muito satisfeito. Treinei muito para conseguir este bom resultado», afirmou o português, de 27 anos.

Por seu lado, para conquistar a sua primeira vitória como profissional, Zijlaard, de 24 anos, gastou 2.55 minutos para completar o curto percurso, menos um segundo do que o australiano Cameron Scott (Bahrain-Victorious) e dois do que o francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), segundo e terceiro no prólogo, respetivamente.

Entre os principais candidatos à vitória na classificação geral da corrida helvética, o espanhol Enric Mas (Movistar) foi o mais que obteve melhor registo cronométrico (17.º), cinco segundos mais do que Zijlaard e menos um do que o compatriota Juan Ayuso (UAE Emirates) e do que o francês Lenny Martinez (Groupama-FDJ), apontados adversários diretos.

Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe, 39.º a 7 segundos), Adam Yates (UAE Emirates, 47.º à 8 s), Simon Yates (Jayco-AlUla, 56.º a 9 s) ou Jai Hindley (BORA-hansgrohe, 57.º a 9 s) são outros favoritos ao topo da geral com diferenças entre si pouco relevantes, tal como David Gaudu (Groupama-FDJ, 99.º a 13 s), Egan Bernal (INEOS Grenadiers, 103.º a 14 s), Richard Carapaz (EF Education-EasyPost, 113.º a 15 s).

Com Maikel Zijlaard a envergar a primeira camisola amarela, a Volta à Romandia tem na quarta-feira a primeira etapa, entre Château d’Oex e Friburgo, num percurso de 165,7 quilómetros, com seis contagens de montanha (cinco de terceira categoria e uma de segunda).