Futuro do ciclismo passa por S. João de Ver

Ciclismo Futuro do ciclismo passa por S. João de Ver

CICLISMO07.03.202312:25

Numa região que respira ciclismo e da qual são oriundos alguns dos nomes mais importantes da modalidade, o Sport Ciclismo de S. João de Ver continua a ser uma referência na formação das camadas jovens, uma aposta que inclui escolas, cadetes, juniores, sub-23, elites, masters e cicloturistas.

Na apresentação das equipas, a importância da dinâmica da bicicleta foi realçada pelo presidente Fernando Vasco Costa, que afirmou ter a melhor escola de ciclismo em Portugal: «Agradeço a todos os que têm contribuído para chegarmos até aqui. O meu agradecimento muito em especial ao poder autárquico da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, por, desde a primeira hora, acreditar neste projeto de formação e continuar a apoiar-nos.» 

De seguida, o presidente da Junta de Freguesia, Nuno Albergaria, recordou um velho sonho da região: «Está na hora de se cumprir promessas que têm 50 anos. Lanço o repto à Câmara Municipal para que faça a merecida pista, com orgulho malapeiro [nome pelo qual é conhecida a população de S. João de Ver]. Aqui está o Monumento ao Ciclista, o Memorial do Ciclista e o Monumento do Espirito Feirense. Que se faça a pista. Temos 12 modalidades desportivas na freguesia, que nos orgulham, mas o ciclismo é especial, é único, pela sua especificidade e sacrifício.»
 

O Sport Ciclismo São João de Ver, que nasceu em 1995 da junção do Clube Desportivo da Lavandeira e União de Ciclista de S. João de Ver, homenageou ainda ex-diretores e fundadores que estiveram na origem deste projeto. Também foram distinguidos corredores do passado e do presente (naturais ou residentes na freguesia e que já participaram na Volta a Portugal), Manuel da Costa (campeão mundial de veteranos), Manuel Petiz, Carlos Carneiro, Carlos Pereira, Fernando Vasco Costa, Manuel Cardoso, Manuel António Almeida, Manuel Vilar, Flávio Henriques, Fernando Manuel Oliveira, Vítor Leite, José Manuel Leite, Filipe Cardoso, Filipe Amorim, Joni Brandão, Frederico Figueiredo e Fábio Oliveira 'Russo'.
 

Encerrou a sessão o vice-presidente do município de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria; «Mais importante que receber uma etapa da Volta a Portugal, é manter esta escola de valores que marcam, o que é o Sport Ciclismo S. João de Ver. É nosso dever, enquanto autarcas, fazer o que está ao nosso alcance para que o ciclismo continue vivo no concelho.»