Benjamin Thomas: «A 10 km da meta, já sabíamos que o pelotão não nos apanharia»

Benjamin Thomas: «A 10 km da meta, já sabíamos que o pelotão não nos apanharia»

CICLISMO08.05.202417:58

Francês da Cofidis, especialista de pista, em que é medalhado olímpico, foi o mais rápido de um quarteto em fuga na 5.ª etapa da Volta a Itália e deu à sua equipa a primeira vitória na temporada

Benjamin Thomas (Cofidis) conquistou, esta quarta-feira, a sua primeira vitória numa grande volta, ao bater os três parceiros de fuga no final da quinta etapa do Giro, entre Génova e Lucca (189 km).

O francês, de 28 anos, recorreu às as suas aptidões de corredor de pista, em que foi medalhado olímpico, para se impor a Michael Valgren (EF Education-EasyPost), Andrea Pietrobon (Polti-Kometa) e Enzo Paleni (Groupama- FDJ) e proporcionou também à sua equipa Cofidis a primeira vitória da temporada.

«Foi uma corrida de perseguição por equipas muito, muito longa», começou por dizer, em alusão a uma disciplina do ciclismo de pista. «Fizemos uma fuga magnífica, no começo não acreditei e foi muito difícil. Mas ao entrarmos nos últimos 10 km com 45 segundos de vantagem sabia que iriamos ser nós a lutar pela vitória. No último quilómetro, até podíamos abrandar um pouco, porque estávamos a mais de 60 km/h com vento pelas costas, e a esta velocidade é muito difícil, mês mo para o pelotão, recuperar», referiu Thomas.

«Quando o Pietrobone atacou, disse para mim mesmo: ‘Tudo bem, posso perder, mas serei eu que tentarei apanhá-lo, e fiz bem», frisou.

«Ótimo vencer em Itália. É a primeira vitória da temporada para Cofidis e foi incrível ver a alegria dos meus companheiros depois da chegada. Não tem preço», concluiu francês, que está desde 2022 nesta equipa do seu país.