V. Guimarães: Jota Silva voltou ao banco na Liga um ano depois
Jota Silva, Vitória de Guimarães. Foto: JOSÉ COELHO/LUSA

V. Guimarães: Jota Silva voltou ao banco na Liga um ano depois

NACIONAL23.04.202419:46

Álvaro Pacheco poupou o avançado português em Alvalade, por gestão física; apenas falhou um jogo, por castigo, esta temporada; internacional luso continua a apontar ao recorde de golos na carreira.

Jota Silva ficou no banco de suplentes, na visita do Vitória de Guimarães ao Estádio José Alvalade - derrota por 0-3 -, apenas pela segunda vez na presente temporada e cerca de um ano depois, apenas em termos de campeonato. Tal como Álvaro Pacheco explicou no final da partida, o avançado português necessitava de descansar para que esteja perto da máxima força na ponta final da temporada.

Esta época, o internacional luso, de 24 anos, para além deste último encontro, apenas foi suplente na partida dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, em que o Vitória eliminou o Penafiel, em casa, com um triunfo por 1-0, com um golo de Jota Silva. Pois, tal como em Alvalade, o avançado saltou do banco para ajudar a equipa em momentos que não conseguia marcar. Apenas olhando para a Liga, há um ano que não ia para o banco, exatamente a 24 de abril e igualmente contra o Sporting, sendo que não foi utilizado nesse jogo.

Recorde-se que Jota também assumiu o papel de opção nos dois particulares que efetuou pela Seleção Nacional - Suécia e Eslovénia -, mas foi, igualmente, utilizado em ambos. O incansável Jota Silva apenas ficou em repouso absoluto na jornada 22 da Liga, pois cumpriu castigo, devido à acumulação de cartões amarelos, e assim falhou a visita ao terreno do Portimonense (1-1).

No total, o avançado já participou em 40 jogos somando 3.128 minutos, sendo claramente o jogador mais utilizado pelos conquistadores, com 38 partidas e 3.099 minutos. Em segundo lugar surge Tomás Handel que participou em 36 partidas (2.867 minutos).

Ao V. Guimarães faltam quatro encontros para terminar a temporada e com um dos principais objetivos já atingido (qualificação para prova europeia), sendo que o 3.º lugar está agora mais longe, vão restando as marcas individuais. Jota Silva pretende atingir os melhores números da sua carreira, pois neste momento soma os mesmos 15 golos que fez no Sousense e tem as partidas com o Boavista, o Rio Ave, o SC Braga e o Arouca para o fazer.