V. Guimarães: Jota Silva é o português mais goleador dos últimos 40 anos
Jota Silva, jogador do Vitória de Guimarães. Foto: IMAGO/Maciej Rogowski

V. Guimarães: Jota Silva é o português mais goleador dos últimos 40 anos

NACIONAL31.03.202418:24

Avançado voltou a marcar e a decidir, frente ao Moreirense, e já leva 14 golos na presente temporada; melhor registo de um jogador luso neste clube só em 1981/82; também igualou a sua época mais produtiva, enquanto profissional.

Álvaro Pacheco, treinador do Vitória de Guimarães, bem tinha avisado, na antevisão ao encontro com o Moreirense, que Jota Silva ia regressar ainda mais forte, depois da estreia pela Seleção Nacional. No dérbi da cidade berço, o avançado marcou e garantiu os três pontos, no triunfo por 1-0. Assim, atingiu os 14 golos em todas as competições, na presente temporada, e tornou-se no melhor marcador luso do V. Guimarães, nos últimos 42 anos. Ultrapassou os 13 de André (que ainda faz parte do plantel), em 2014/15 e o último registo mais profícuo foi de Joaquim Rocha, com 16 golos, em 1981/82.

Com estes números, Jota Silva também apresenta uma veia goleadora mais acentuada do que muitos grandes nomes que vestiram a camisola vimaranense, tais como: Romeu,Targino, Nuno Assis, Fangueiro, Pedro Barbosa, Vítor Paneira ou Capucho.

Este é, igualmente, o seu melhor registo enquanto jogador profissional, pois em 2021/22 apontou os mesmos 14 tentos pelo Casa Pia, mas em 39 partidas, para já ainda só tem 33 pelos conquistadores. Em influência direta para golos, também já ultrapassou essa temporada, pois neste momento conta sete assistências para os seus companheiros e pelos gansos apenas fez quatro.

Entretanto, o avançado, de 24 anos, está a apenas um golo do seu melhor registo de sempre, alcançado no Sousense, no início da sua carreira nos distritais do Porto, sendo que na temporada de 2018/19 apontou um total de 15 golos.

Apenas no Campeonato Nacional igualou os dez golos de André Silva, que entretanto saiu para o São Paulo, sendo o melhor marcador da equipa na Liga. Com esta dezena de tentos no campeonato, no que diz respeito aos maiores goleadores portugueses desta temporada, Jota Silva está em terceiro lugar, somente atrás de Rafa, do Benfica (12) e de Paulinho, do Sporting (também 12).