SC Braga: Abel Ruiz voltou a bisar um ano e quatro meses depois
Abel Ruiz bisou e foi absolutamente decisivo para o triunfo do SC Braga diante do Casa Pia. (Foto: LUSA/HUGO DELGADO)

SC Braga: Abel Ruiz voltou a bisar um ano e quatro meses depois

NACIONAL06.05.202417:28

Avançado espanhol não teve a melhor época no SC Braga; ainda vai a tempo de atingir números máximos pelos arsenalistas; pode aproveitar a seca de Banza para o que resta da temporada.

Na partida frente ao Casa Pia, na 32.ª jornada da Liga, Abel Ruiz voltou a bisar com a camisola do SC Braga, tendo sido fundamental para o triunfo por 4-3 e para manter o clube bem vivo na luta pelo 3.º lugar da classificação. O avançado espanhol, de 24 anos, demorou sensivelmente um ano e quatro meses para apontar dois golos no mesmo jogo com a camisola dos guerreiros, sendo que esta época está longe de ser a mais consistente da sua carreira.

A última vez que festejou duas vezes no mesmo encontro já remonta a 11 de janeiro de 2023, tendo sido igualmente decisivo. Na altura bisou no dérbi com o Vitória de Guimarães, nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, em que uma reviravolta épica deu o triunfo aos bracarenses por 3-2, em casa. Curiosamente, o próximo jogo dos arsenalistas é frente ao rival minhoto na 33.ª ronda da Liga, este sábado às 20.30 horas e Abel Ruiz pode beneficiar dos tentos apontados aos gansos para regressar ao onze. Isto porque, Simon Banza, jogador que substituiu para a 2.ª parte nesta última jornada, está a atravessar uma fase menos boa da temporada, pois não marca há cinco partidas consecutivas.

O avançado espanhol, nas quatro temporadas completas que tem pelo SC Braga, apenas apontou dois golos no mesmo jogo em mais duas ocasiões e ambas na Taça de Portugal. Em 2020/21 bisou no Estádio do Dragão, na 2.ª mão das meias-finais (triunfo por 3-2) e também nos ‘oitavos’, em casa, na goleada por 5-0 aplicada ao Torreense.

Abel Ruiz tem oito golos marcados, em todas as competições  - seis no campeonato, um na Taça da Liga e um nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões -, na presente temporada, sendo que para atingir o seu registo máximo de 12 tentos, alcançado na época transata, tem de fazer quatro golos nos últimos dois jogos (V. Guimarães fora e FC Porto em casa).