Rio Ave assinala os 100 jogos de Luís Freire à frente do clube
Luís Freire ao lado da presidente dos vila-condenses, Alexandrina Cruz (Foto: RIO AVE FC)

Rio Ave assinala os 100 jogos de Luís Freire à frente do clube

NACIONAL09.01.202421:56

Treinador dos vila-condenses confessa que é «uma marca especial»; destaca a conquista da Liga 2 e a permanência na Liga, na época passada, como os momentos mais marcantes

O Rio Ave assinalou, esta terça-feira, a marca atingida por Luís Freire na partida do último domingo frente ao Portimonense: o técnico de 38 anos alcançou as 100 partidas oficiais pelo emblema de Vila do Conde.

Alexandrina Cruz, presidente do clube, surpreendeu o treinador com uma «ilustração digital personalizada» e uma camisola «evocativa da centena de partidas a defender a caravela».

Luís Freire recebeu uma ilustração para comemorar a marca redonda (Foto: RIO AVE FC)

Luís Freire diz que atingir a marca dos 100 jogos pelos rio-avistas é «especial», frisando o carinho que sente dos adeptos desde o primeiro dia: «No Rio Ave, com toda a história que vamos construíndo juntos, e com os adeptos, atingir esta marca é um motivo de orgulho. São 100 jogos em que estivemos juntos, em momentos bons, também menos bons, mas a verdade é que temos sido guerreiros, todos juntos. Sou uma peça do puzzle, mas a verdade é que tenho muita gente a ajudar-me. Desde o primeiro jogo, com o Varzim, senti logo o calor das pessoas e dos rio-avistas. Desde então, fomos campeões [da Liga 2], garantimos a presença na Primeira Liga, e temos vindo a superar muitos obstáculos.»

«Este ano estamos outra vez com muita vontade de atingir os nossos objetivos, e estamos a bater-nos bem. É um motivo de honra partilhar este número de jogos com todos no clube, com a presidente que sempre confiou muito em mim. Agradeço em especial aos jogadores, que são os grandes protagonistas de um bom treinador ou de um treinador que não consegue os objetivos. É um número bonito, mas ainda tem de se fazer muito mais», realça.

Sobre os melhores momentos vividos enquanto técnico do Rio Ave, Luís Freire não tem dúvidas: «O melhor sentimento foi ser campeão. Levantar uma taça pelo clube é sempre um marco muito especial, é inesquecível o momento difícil em que começámos na Liga 2, quando o clube tinha descido e com a responsabilidade de subir diretamente. Depois, a consolidação do clube na Liga, contra o Santa Clara, quando faltavam quase dez jogos para acabar o campeonato, foi fantástica.»

No comunicado dos vila-condenses, pode ler-se ainda que o treinador «é já uma pessoa incontornável na história recente» do clube.

Veja aqui o vídeo publicado pelo Rio Ave, em homenagem a Luís Freire: