Profissionais do futebol planeiam assumir homossexualidade no mês de maio
(IMAGO / osnapix)

Profissionais do futebol planeiam assumir homossexualidade no mês de maio

INTERNACIONAL24.04.202418:06

Imprensa alemã afirma que está a ser criada uma campanha, apoiada por vários clubes alemães, que promoverá um anúncio coletivo no dia 17 de maio

Segundo o jornal alemão Frankfurter Allgemeine, está previsto para 17 de maio um anúncio coletivo onde vários profissionais do futebol, desde jogadores profissionais, árbitros e treinadores, poderão assumir publicamente a sua homossexualidade.

A iniciativa parte da organização Diversero e escolhe, precisamente, o dia 17 de maio por se tratar do Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. O rosto desta campanha é Marcus Urban, um ex-futebolista profissional que se assumiu gay quando pendurou as chuteiras.

Urban e organização mencionada já entraram em contacto com alguns jogadores. «O dia 17 de maio é uma oferta, uma data que pode ser usada como um guia e para nos unirmos como grupo». Segundo o Frankfurter Allgemeine, alguns clubes do Futebol Alemão tornaram-se apoiadores financeiros do projeto, sendo eles, Borussia Dortmund, Union Berlin, St. Pauli, Friburgo e Estugarda.

O projeto em questão foi intitulado de Sports Free e consistirá numa plataforma online que contará com fotografias, textos, vídeos, etc e onde jogadores, árbitros, treinadores e outras pessoas ligadas ao futebol poderão assumir a sua homossexualidade.

O Estugarda é um dos apoiadores financeiros do projeto Sports Free (IMAGO)