«Pinto da Costa? O melhor, incomparavelmente»
João Manuel Pinto e Pinto da Costa num momento de descontração (e sob olhar atento e bem-disposto de Fernando Mendes)

«Pinto da Costa? O melhor, incomparavelmente»

NACIONAL27.09.202313:20

João Manuel Pinto eleva o presidente portista aos mais altos patamares. Enquanto dirigente, mas também como homem; Vítor Baía é o seu sucessor natural, defende o antigo defesa-central

A conversa de João Manuel Pinto com A BOLA passou por Jorge Nuno Pinto da Costa. E quando se falou no líder portista, o antigo defesa-central até parecia que estava a preparar-se para marcar um golo, tamanha foi a prontidão da resposta: «Foi o melhor presidente que tive. Mas incomparavelmente!».

Convidámos, portanto, João Manuel Pinto a justificar a resposta. «Ninguém pode ousar beliscar o trabalho que tem feito e, como tal, eu também não consigo acrescentar nada. É olhar para os números e para os títulos. Mas, além disso, Pinto da Costa é uma excelente pessoa, com histórias infindáveis para contar», analisou.

E quando Pinto da Costa sair do FC Porto? «Estará muita gente mortinha por ocupar o seu lugar, mas ainda tem muito para dar. E depois de sair, parece-me claro que o Vítor Baía é a pessoa indicada para o substituir. Está para o FC Porto como o Rui Costa está para o Benfica. Conhecem os clubes como ninguém e acho que o Vítor está mais que preparado para ocupar o cargo», concluiu João Manuel Pinto, que ao serviço dos dragões conquistou quatro Campeonatos, três Taças de Portugal e duas Supertaças.

Vítor Baía é um nome ilustre da história do FC Porto

As referências antigas...

Puxámos pela memória de João Manuel Pinto. Quisemos saber mais sobre o balneário do FC Porto nas épocas em que o antigo defesa-central jogou de azul e branco [de 1995 a 2001]. E à tona vieram dois monstros: «Jorge Costa e Aloísio. Recordo-os por tudo. Pela qualidade, pela experiência, pela liderança. E podia falar de outros. A questão aqui refere-se ao facto de jogarem na mesma posição que eu. Foram dois nomes incontornáveis da vida do FC Porto e eu sou um privilegiado por poder dizer que joguei com eles.

Antigo capitão portista é nome incontornável dos dragões

... e as atuais

«Pepe. Nem podia ser de outra forma». Mas qual é, afinal, o segredo do Pepe? «O trabalho. A entrega. O profissionalismo. A forma como, fora de campo, age constantemente como um profissional de futebol. Tudo isso se reflete, depois, lá dentro. Não tenhamos dúvidas de que o Pepe é um gigante. Na minha opinião, ainda hoje é o melhor central do mundo», confessou João Manuel Pinto.  

Internacional português personifica o espírito do atual dragão

Carreira de treinador já leva uma década

Depois de, na época 2006/2007, terminar a carreira de jogador profissional de futebol - que contemplou passagens por Oriental, Campomaiorense, Belenenses, FC Porto, Benfica, Ciudad Murcia (Espanha) e Sion (Suíça) -, João Manuel Pinto decidiu, uns anos depois, iniciar o percurso enquanto treinador. A primeira experiência foi no Cinfães, em 2013/2014, e daí para cá já orientou Martigny (Suíça), Moncarapachense, Lusitano VRSA, Sertanense, Vila Real, Quarteirense, Moura e Machico. Esta época está ao serviço do Atlético de Reguengos, emblema que milita na 1.ª divisão distrital da AF Évora. Futebol em estado puro!

João Manuel Pinto tem vindo a trilhar o seu caminho ao longo da carreira de treinador. Foto: Facebook João Manuel Pinto