Liga Europa: seis jogos para decidir os quartos de final
Na primeira mão, o Liverpool goleou o Sparta por 5-1 (IMAGO)

Antevisão Liga Europa: seis jogos para decidir os quartos de final

INTERNACIONAL14.03.202408:00

Além de Sporting e Benfica, que jogam com Atalanta e Rangers, mais 12 equipas discutem o acesso à próxima fase da prova

Os oitavos de final da Liga Europa ficam hoje decididos. Para lá dos clubes portugueses e respetivos adversários, mais 12 equipas tentam chegar aos quartos de final da segunda competição da UEFA.

Depois da chuva de golos da primeira mão, o Milan visita o Slavia de Praga com uma vantagem de 4-2. A equipa de Stefano Pioli está na máxima força e Rafael Leão deverá ser titular e, quem sabe, decisivo, num jogo que será, certamente, dominado pelos rossoneri.

Do outro lado, o Slavia, que ainda conseguiu empatar e ameaçar com a igualdade uma segunda vez. É uma equipa atacante, atrevida, que, apesar de não ter os valores individuais dos milaneses, é um coletivo a ter em conta. El Hadji Diouf foi expulso logo na primeira parte - algo que também teve muito impacto no resultado - e é a grande baixa de Jindrich Trpisovsky para este encontro.

Se, por um lado, o Liverpool também jogou em Praga, por outro, a primeira mão dos reds foi bem mais tranquila que a do Milan. A equipa de Jurgen Klopp começou a marcar ao sétimo minuto, terminou só para lá dos 90' e, no entretanto, marcou mais três. O autogolo de Conor Bradley reduziu a desvantagem mas, com 5-1 na eliminatória, um milagre terá de acontecer para que o Sparta Praga consiga alcançar os quartos de final da Liga Europa.

Nenhuma das equipas terá portugueses em campo - Diogo Jota é o único jogador luso, mas está lesionado - mas a equipa de arbitragem será liderada por Artur Soares Dias.

Bem mais difícil foi a tarefa do Leverkusen que, no Azerbaijão, esteve prestes a ceder a primeira derrota da temporada. A equipa de Xabi Alonso chegou ao intervalo a perder por 0-2 frente ao Qarabag e só aos 90+2' conseguiu alcançar o empate. Neste momento, são 36 jogos e zero derrotas para o Bayer, líder da Bundesliga, que pretenderá, certamente, mostrar todo o seu caudal ofensivo frente aos azeris, agora, na BayArena, junto dos seus adeptos. Vale a pena recordar, porém, que está tudo igual.

A Roma visita o AmEx Stadium com a eliminatória quase definida. Quase. Se, por um lado, a vantagem dos giallorossi é confortável - venceram 4-0 no Olímpico de Roma - certo é que o Brighton é conhecido pelo seu forte caudal ofensivo. Ainda assim, a tarefa hercúlea dos seagulls fica ainda mais difícil tendo em conta as baixas: Mitoma, Solly March e João Pedro estão fora por lesão. Do lado da Roma, Lukaku é baixa. Apesar de nada estar decidido, não há dúvida: com 4-0 de vantagem, a Roma é favorita a passar.

4-0 é também a vantagem com que o Marselha vai ao Estadio de la Cerâmica para enfrentar o Villarreal. Dois golos de Aubameyang, o melhor marcador da história da competição, outro de Veretout e ainda um autogolo de Mosquera deixaram o conjunto espanhol com curtas chances de chegar aos quartos de final. O submarino amarelo, que ainda luta pelo sonho dos lugares europeus no campeonato, poderá promover alguma rotação.

Na primeira mão, o jogo entre Friburgo e West Ham foi, possivelmente, o mais equilibrado da ronda. A vantagem mínima que os alemães levam para Inglaterra é um sinal do jogo em que ambas as equipas se equipararam não só em remates, mas também em disparos enquadrados. No Olímpico de Londres, os hammers terão o favoritismo, mas o Friburgo já mostrou ser uma equipa capaz. Será, sem dúvida, um duelo interessante, com tudo em aberto.