FC Porto: Taremi procura a despedida perfeita
Taremi deu início à reviravolta frente ao V. Guimarães, no segundo duelo das meias-finais da Taça de Portugal (foto: IMAGO)

FC Porto: Taremi procura a despedida perfeita

NACIONAL20.04.202409:00

Castigo de Evanilson proporciona segunda titularidade seguida do iraniano no FC Porto, frente ao Casa Pia, o que não acontece desde dezembro; longe ainda da influência que teve no passado, mas empenhado em deixar boa imagem a poucas semanas do adeus aos dragões

O castigo de dois jogos aplicado a Evanilson retira o brasileiro do mapa de Sérgio Conceição para o desafio contra o Casa Pia, domingo, e dá a Taremi a oportunidade de somar a segunda titularidade seguida no FC Porto, o que não acontece desde dezembro. O brasileiro cumpriu a primeira de duas partidas de suspensão na meia-final da Taça de Portugal, no triunfo portista por 3-1 sobre o V. Guimarães, e volta a ir para a bancada com os gansos, regressando ao ativo no clássico contra o Sporting, dia 28.

É como uma segunda vida para Taremi, melhor marcador da liga portuguesa em 2022/23, com 22 golos, mas distante da influência que teve no ataque azul e branco nos últimos anos. Ainda assim, os dois golos consecutivos apontados ao Famalicão (2-2) e Vitória de Guimarães (3-1) são créditos acumulados para um jogador que no final da época se despede dos dragões para rumar ao Inter de Milão.

Mesmo com cinco jogos na Liga por disputar e um outro, no Jamor, que pode traduzir-se na conquista da Taça de Portugal, Taremi não vai escapar à pior época desde que chegou a Portugal, em 2019, para representar o Rio Ave. Oito golos e quatro assistências são pecúlio curto para um goleador que exibiu registos tremendos no FC Porto: 31 golos no ano passado, 26 e 23, em 2021/22 e 2020/21, respetivamente, com um somatório igualmente impressionante de assistências.

A participação na Taça da Ásia, uma lesão no adutor da coxa direita no regresso da competição e, antes disso, um arranque a frio na temporada, representaram contrariedades que o iraniano só agora parece capaz de anular. É um último esforço para deixar uma boa imagem junto dos adeptos que outrora o aplaudiam e que hoje o veem como uma unidade desprovida de ambição e algo deslocada do sistema de Conceição. Mas dois golos seguidos podem mudar este estado de espírito. A confirmar frente ao Casa Pia.