FC Porto: Pepê pode fazer o clássico recuo para a defesa
Pepê a celebrar o seu golo frente ao Vitória de Guimarães (Foto: ASF)

FC Porto: Pepê pode fazer o clássico recuo para a defesa

NACIONAL22.04.202421:57

João Mário, lesionado, falha Sporting; Jorge Sánchez... afastado do grupo; brasileiro com rotinas no lugar

Frente ao Casa Pia, o FC Porto voltou às vitórias na Liga depois de um empate contra o Famalicão (2-2) e derrotas diante do V. Guimarães (1-2) e Estoril (1-0). Valeram os golos de Galeno e Nico González para quebrar a resistência dos gansos e trazer de Rio Maior triunfo por 2-1. Mas nem tudo foi positivo. Os dragões perderam João Mário para o clássico contra o Sporting.

A solução mais óbvia para colmatar a baixa do internacional português, é também ela clássica: o recuo de Pepê para a ala direita da defesa, explorando a polivalência do criativo. Com Jorge Sánchez afastado do grupo (tal como Iván Jaime, André Franco e Toni Martínez), resta o brasileiro com rotina e qualidade para o lugar. João Mário sofreu uma lesão muscular no adutor da coxa esquerda e os exames a que se submeteu não deixaram margem para uma recuperação segura a tempo para o jogo com os leões, no domingo, dia seguinte às eleições.

É a segunda lesão de João Mário esta temporada. Em dezembro do ano passado, João Mário esteve a contas com uma contusão com hematoma na coxa direita. Falhou Famalicão (12.ª jornada), Estoril (Taça da  Liga) e Casa Pia (13.ª jornada) e voltou à competição frente ao  Shakhtar Donetsk, na fase de grupos da Liga dos Campeões. Nos  dois compromissos do campeonato acima citados, Jorge Sánchez foi o titular — na Taça da Liga com os canarinhos a escolha recaiu em Zé Pedro, central adaptado ao posto.

O principal inconveniente na escolha de Pepê para lateral-direito é que o FC Porto perde a grande referência criativa na ligação entre  meio-campo e ataque. Ou terá Conceição outro trunfo na manga?