FC Porto: empréstimo de Gonçalo Borges em cima da mesa
Gonçalo Borges perdeu espaço nos últimos jogos. Foto: IMAGO

FC Porto: empréstimo de Gonçalo Borges em cima da mesa

NACIONAL01.01.202416:39

Depois de um início de época auspicioso, extremo entrou numa fase de eclipse no FC Porto; não figurou na ficha de jogo contra o Leixões e o Chaves; concorrência de Pepê, Galeno, Francisco Conceição e Iván Jaime retira-lhe espaço

Gonçalo Borges pode deixar o plantel do FC Porto nesta janela de transferências de janeiro para jogar com a frequência que entende ser necessária na sua idade. Com 22 anos, o jovem extremo até começou bem a temporada, sendo importante na forma como entrou nas partidas contra o Farense — fez a assistência para o golo da vitória apontado por Marcano — e igualmente para o empate caseiro contra o Arouca, endossando a bola para Evanilson fazer o 1-1. Foi o mote para que esta fosse a época de afirmação de Gonçalo Borges, mas com o passar do tempo o extremo foi sendo utilizado a espaços, em grande parte face à forte concorrência que tem de Galeno, Pepê e Iván Jaime nas alas e para a influência que Francisco Conceição passou a ter em algumas partidas dos azuis e brancos, como por exemplo em Guimarães, em que o filho do treinador acabou por ser o herói no Estádio D. Afonso Henriques, apontando o tento de um triunfo bastante sofrido. 

Tanto no seu familiar como também da agência que gere a sua carreira, há a clara ideia de que a situação que vive atualmente no plantel do FC Porto não é de todo favorável para o seu processo de crescimento e maturação enquanto futebolista e, nesse sentido, procura-se junto do FC Porto uma solução que pode passar pelo empréstimo do internacional Sub-21 nos próximos seis meses, uma oportunidade que lhe permita somar minutos. Na Liga portuguesa não faltam interessados, daí que todas as partes estejam a estudar aquela que será a forma mais vantajosa de todas as partes ficarem a ganhar.

PRESO POR €50 MILHÕES

Em julho de 2020, Gonçalo Borges, natural de Lisboa, renovou o contrato que o liga ao FC Porto até 2027. O extremo ficou preso por uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, uma forma de afastar os tubarões de uma das joias da formação do Olival. Em 2022 foi galardoado com Dragão de Ouro para Atleta Revelação, tendo na cerimónia de entrega dos troféus agradecido a Pinto da Costa e a Sérgio Conceição toda a ajuda no seu processo evolutivo enquanto jogador. Esta temporada, ao serviço da equipa A dos dragões, o extremo foi utilizado em 14 partidas de todas as competições internas e também na Champions League, onde obteve um registo de duas assistências no campeonato português.