Casa Pia: Serobyan busca primeiros minutos com Pedro Moreira
Artur Serobyan movimenta-se no decorrer de um jogo do Casa Pia pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Casa Pia: Serobyan busca primeiros minutos com Pedro Moreira

NACIONAL26.12.202314:51

Extremo arménio ainda não foi utilizado desde a chegada do novo treinador ao comando técnico dos gansos, tendo apenas figurado em duas convocatórias; eventual utilização frente ao SC Braga poderá marcar viragem

O plantel do Casa Pia regressa esta tarde ao trabalho, após três dias e meio de folga para cumprir a quadra natalícia e contando com um grupo revitalizado por via desse descanso físico e mental de conviver com as respetivas famílias…salvo algumas exceções, como foi o caso de Artur Serobyan. O jovem extremo é natural da Arménia e viu-se impedido de regressar ao seu país em virtude da longa viagem a que seria sujeito e ainda o complicado cruzamento de horários de voo de forma a que estivesse de regresso a tempo para o regresso ao trabalho.

Pese o constrangimento de não poder, por via dos compromissos profissionais, regressar ao seu país mesmo que por um período curto, Serobyan aproveitou o período de descanso para se focar no regresso à competição e em impressionar o técnico Pedro Moreira, algo que, em abono da verdade, ainda não aconteceu. O extremo de 20 anos ainda não competiu oficialmente desde a chegada do novo treinador, tendo alinhado pela última vez há mais de um mês…e ao serviço da sua seleção.

A última aparição de Artur Serobyan teve lugar pela fase de apuramento para o Euro 2024, a 21 de novembro, tendo disputado os últimos vinte minutos da derrota da seleção arménia ante a Croácia (1-0). A partir daí, regressou a Pina Manique e tem sido votado a um período de espera, que se refletiu em apenas duas convocatórias – frente ao Nacional, pela Taça de Portugal, e Portimonense, pela Liga - e…zero minutos, parecendo estar ainda em adaptação às ideias do novo técnico.

Desconhecem-se as ideias de Pedro Moreira para com Artur Serobyan, dependendo se, como tudo parece indicar, o Casa Pia transitar para um 4x4x2 e o facto de poder alinhar sobre qualquer uma das alas poderia abonar em favor do arménio, mas as últimas semanas têm-no classificado como uma última opção para o lugar, atrás de Tiago Dias, Yuki Soma e Jajá. Tudo dependerá agora do próprio Serobyan, que para cúmulo acusou sintomas gripais na deslocação ao Desportivo de Chaves, há pouco mais de uma semana.

O extremo de 20 anos falhou também, por isso, essa convocatória e tudo fará para constituir a grande novidade para a receção ao SC Braga, esperando regressar às convocatórias e dispor do que poderia representar uma oportunidade dourada - Serobyan chegou já no final do mercado de verão, quando o Casa Pia buscava por uma alternativa para Saviour Godwin, uma das figuras dos gansos nos últimos anos que foi transacionado para o Al-Okhdood, da Arábia Saudita, mas ainda não se impôs. 

Ante uma das melhores equipas do campeonato luso, o internacional A pela Arménia poderá mudar o seu destino até à reabertura do mercado e tornar-se uma alternativa credível para o conjunto lisboeta, justificando a sua contratação, a título de empréstimo, no início da época. O próximo sábado, em Rio Maior, ditará como se desenrolará esta história e se os minhotos podem representar um ponto de viragem.