Bundesliga: a 'maldição' de Harry Kane e Raphael Guerreiro
Harry Kane e Raphael Guerreiro a celebrarem a goleada do Bayern ao Mainz (Imago)

Bundesliga: a 'maldição' de Harry Kane e Raphael Guerreiro

INTERNACIONAL12.04.202421:00

Inglês nunca venceu um troféu em toda a carreira e o lateral português não chegou a ganhar a Bundesliga pelo Dortmund, por culpa dos bávaros

Após 11 anos consecutivos a vermos o Bayern a ganhar a Bundesliga, parece que é desta que o gigante bávaro vai saltar do trono, recordando que isso esteve muito perto de acontecer, na última temporada.

O Bayer Leverkusen leva 16 pontos de vantagem no topo do campeonato, a seis jogos do fim, o que significa que uma vitória caseira frente ao Werder Bremen, este sábado, lhe garante o primeiro título de campeão da sua história. Contudo, a equipa de Xabi Alonso pode mesmo consegui-lo sem ganhar... Bastar-lhe-á igualar o resultado do segundo classificado, que recebe o Colónia.

São muitos os que ligam esta mudança de vencedor à chegada de Harry Kane, que é considerado um dos melhores jogadores do mundo, mas que ainda não venceu qualquer troféu na sua carreira profissional, tanto a nível de clubes como de seleção, numa altura em que está perto de completar 31 anos.

O inglês custou cerca de 95 milhões de euros aos cofres dos bávaros, proveniente do Tottenham (seu clube de formação) e não tem desapontado, tendo contribuído diretamente para 49 golos, esta temporada, em apenas 38 jogos: 39 golos e 10 assistências, entre liga alemã e Liga dos Campeões.

Esta maldição podia ter chegado ao fim no primeiro jogo pelo seu novo clube, mas o avançado acabou por perder a final da Supertaça da Alemanha, frente ao Leipzig (0-3). Dois meses e meio depois, outra competição estava perdida, a Taça da Alemanha, após uma eliminação surpreendente aos pés do Saarbrucken (2-1), equipa do terceiro escalão, que acabaria por chegar às meias-finais da competição.

Com isto dito, as esperanças de Kane em levantar um título, esta época, restam na maior competição de clubes da Europa, onde o conjunto orientado por Thomas Tuchel se encontra nos quartos de final, tendo empatado a duas bolas com o Arsenal, no Emirates, na primeira mão.

Podemos também olhar para esta situação de outra perspetiva, a de Raphael Guerreiro, que também chegou a Munique, no último mercado de verão, a custo zero, proveniente do maior rival na luta pelo título dos últimos anos, o Borussia Dortmund. O internacional português esteve lá durante sete temporadas, onde venceu três troféus (duasTaças e uma Supertaça), mas nunca a Bundesliga.

Como foi referido anteriormente, o defesa esteve muito perto de o conseguir em 2022/23, altura em que entraram para a última jornada no topo da classificação, mas um empate caseiro com o Mainz (2-2) impediu a festa no final do jogo. Ele até marcou nesse último jogo com a camisola amarela e preta, mas não foi suficiente para conquistar o título, algo que não acontece desde 2011/12, quando Jurgen Klopp estava no comando técnico.

Guerreiro tem contrato com o Bayern até 2026 e Kane até 2027, ou seja, ambos vão ter mais oportunidades de conseguir o tão desejado título, sendo que se avizinha mudanças drásticas no clube alemão, com o seu treinador já de saída no fim da temporada.