Bernardo Silva e De Bruyne de luxo na vitória do Manchester City em Copenhaga
Bernardo Silva marcou o segundo golo do Manchester City. Foto IMAGO

Bernardo Silva e De Bruyne de luxo na vitória do Manchester City em Copenhaga

INTERNACIONAL13.02.202422:00

Português marcou o segundo do campeão europeu. O belga voltou a jogar na Champions, marcou um golo e fez duas assistências

O Manchester City foi à Dinamarca resolver a eliminatória, com vitória por 3-1 sobre o Copenhaga, que poucas vezes conseguiu rematar à baliza e não resistiu à magia de Bernardo Silva e Kevin de Bruyne. Se o português marcou e ainda enviou uma bola à barra; o belga fez duas assistência e foi autor do primeiro tento.

Entrada fortíssima do Manchester City na primeira mão, num Parken Stadium completamente cheio de adeptos do Copenhaga. O primeiro aviso foi de Rúben Dias (7’) e logo a seguir De Bruyne marcava no primeiro jogo da época na Liga dos Campeões.

Cedo ficou o Manchester City em vantagem, mas em nenhum momento abrandou o ritmo, tendo sempre Bernardo Silva como uma das principais figuras. Foi o internacional português que esteve muito perto do segundo, mas o cruzamento que teve desvio em Vavro acabou por embater na barra.

Logo a seguir um momento de magia: A bola sai muito por alto dos pés de Doku, mas Haaland num movimento incrível faz remate acrobático que saiu por cima e ao lado da baliza de Grabara.

Meia hora de total domínio do Manchester City, mas no primeiro remate que fez à baliza, o Copenhaga marcou: erro clamoroso de Ederson colocou a bola nos pés de Mattsson, que rematou forte e colocado para o golo do empate.

Animou a equipa da casa, que voltou ao criar perigo aos 40 minutos, mas haveria de sofrer aos 45+1. Novamente Bernardo Silva com um toque de classe a levar a equipa visitante em vantagem para o intervalo.

Na segunda parte, o Manchester City continuou a ter mais bola, De Bruyne voltou a estar perto do golo e Grabara fez novamente defesa incrível, o que voltou a acontecer quando Doku rematou forte ao ângulo direito, pouco antes de o português Diogo Gonçalves, muito desinspirado, dar o lugar a Hojlund.

Até ao final, mais algumas peças de arte de Bernardo Silva, que aos 77 minutos teve cruzamento perfeito para a cabeça de Haaland, que não teve um dia de matador e rematou à barra.

Até que aos 78 minutos, Bernardo Silva, após uma entrada muito dura de um adversário foi substituído por Matheus Nunes, o português que faltava entrar em campo neste encontro.

Para fechar o jogo, aos 90+2 minutos, novamente Grabara a fazer grande defesa para evitar golo de Haaland, mas a já não ser capaz de travar o remate de Foden, numa combinação perfeita com De Bruyne.

Recorde o filme do jogo:

87' - LIvre perigoso, mas Kavin De Bruyne remata à figura.

86' - O Manchester City vai controlando o jogo sem grandes sobressaltos.

77' - Cruzamento de Bernardo Silva e cabeceamento à barra de Haaland.

74' - Amarelo a Diks por falta duríssima sobre Bernardo Silva.

70' - Sai Diogo Gonçalves, entra Hojlund.

68' - Rodri não acerta no alvo.

66' - Fodem remata ao lado.

65' - O Copenhaga consegue agora sair em transições rápidas. Mas ainda sem grande perigo.

63' - Cruza De Bruyne e Haaland remata de cabeça fraco e à figura.

54' - Remate com selo de golo de De Bruyne e defesa mabnífica da Grabara.

52' - Tal como na primeira parte, o Manchester City tem mais bola e joga no meio-campo adversário.

46' - Já se joga a segunda parte.

45' - Intervalo no Parken Stadium.

45+1 - Bernardo Silva marca e deixa o Manchester City em vantagem perto do intervalo.

34' - No primeiro remate à baliza, empata o Copenhaga, por Mattsson. Erro clamoroso de Ederson a repor a bola.

30' - Seria um golo fabuloso: Doku cruza e Haaland, em lance acrobático remata por cima da trave.

23' - Cruzamento de Bernardo Silva desvia em Vavro e leva a bola a bater na barra.

22' - Grealish sai lesionado e dá lugar ao internacional belga Doku.

17' - Jogo muito difícil para o Copenhaga, que não consegue ter bola.

11' - É o primeiro jogo de Kevin de Bruyne na Liga dos Campeoões e o primeiro golo do belga, servido por Phil Foden.

9' - Livre perigoso, mas De Bruyne remata contra a barreira.

7' - Que perigo! Bernardo Silva cruza e Rúben Dias remata de cabe para a defesa da noite de Grabara.

4' - De Bruyne remata dcom perigo, de cabeça, após cruzamento de Aké.

1' - Começou o jogo na Dinamarca.

Entram em campo as duas equipas.

Estádio completamente cheio. Estão mais de 37 mil espectadores no Parken Stadium.

Kevin De Bruyne titular no primeiro jogo dos oitavos de final. Uma grande notícia para o Manchester City.

Começam os oitavos de final da Liga dos Campeões, com o Manchester City, detentor do troféu, a ter deslocação complicada ao terreno do Copenhaga

 

O Copenhaga foi uma das sensações da fase de grupos de Liga do Campeões, sendo segundo classificado e afastado dos oitavos de final o Galatasaray e Manchester United. Terá agora de defrontar o campeão em título e provavelmente o mais forte candidato a voltar a levar para casa o troféu. 

Além do gigante desequilíbrio entre orçamentos, o Copenhaga partirá com alguma desvantagem que advém do facto de não ter voltado a fazer um jogo oficial desde que venceu o Galatasaray na última jornada do Grupo A, por 1-0. Com o campeonato na paragem de Inverno, a equipa onde brilha o português Diogo Gonçalves fez estágio no Algarve e dedicou-se a preparar esta partida de elevado grau de exigência. 

Já o Manchester City, de Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes aproveitou este período para enriquecer o currículo com a conquista do Campeonato do Mundo de Clubes, em dezembro, tendo batido o Fluminense na final por 4-0.

Desta forma, o Manchester City entrou para a história do futebol como a primeira equipa inglesa que num ano civil conquistou cinco competições: além do Mundial de Clubes e da Liga dos Campeões, foi campeão inglês, venceu a Taça de Inglaterra e a Supertaça Europeia.