Benfica quer a Taça da Liga o pleno: «Seria uma temporada de excelência»

Filipa Patão ambiciona conquistar a final desta quarta-feira, o que manteria em aberto as possibilidades de as águias conquistarem todos os troféus disputados em Portugal, ambição partilhada por Andreia Faria

Não haverá em Portugal dois rivais que se conheçam tão bem quanto as equipas femininas de Benfica e Sporting, que realizarão o sexto e último dérbi da temporada: a época arrancou com um triunfo benfiquista na Supertaça, após grandes penalidades, respondendo as leoas com dois triunfos por 3-1 pela Liga. Mais recentemente, as águias levaram a melhor na meia-final da Taça de Portugal, disputada a duas mãos com 1-0 no Seixal e 1-1 em Alcochete.

Resultados para todos os gostos no decorrer de uma temporada na qual o Benfica mantém em aberto a possibilidade de conquistar todos os títulos que disputou em Portugal, que a treinadora das encarnadas, Filipa Patão, classificaria de «temporada de excelência». Para o fazer, precisa de vencer a Taça da Liga, juntando-a à Supertaça, conquistada perante as leoas, e esperando materializar o favoritismo no campeonato e na Taça de Portugal.

Na conferência de antevisão a novo embate com o Sporting, e uma vez mais a definir um título, a treinadora começou por evitar comparações. «O Benfica está na sua fase, não há aqui termo de comparação. O Sporting está a fazer o seu caminho, o Benfica está a fazer o seu», afirmou, antes de apontar a essa ansiada temporada histórica, na qual poderia juntar quatro títulos ao seu museu.

«A verdade é que, como disse, estamos numa época em que podemos fazer uma temporada de excelência ou podemos não fazer uma época não tão boa para o que são os objetivos do clube, que é ganhar tudo. Vamos continuar a batalhar», propôs, com ambição, antes de anunciar, em simultâneo, uma novidade positiva e um revés: Jéssica Silva está de regresso à convocatória, mas Pauleta não poderá ir a jogo.

«A Jéssica é um trunfo, como todas as jogadoras são trunfos aqui, Infelizmente, deixámos de ter um trunfo que era a Pauleta, que não pode estar presente neste jogo, mas ganhámos outros, como a Jéssica que recuperou e continuaremos a ter os vários trunfos de todas as jogadoras que estão disponíveis», opinou, deixando em aberto a utilização de Jéssica Silva que, no último dérbi, marcou ao Sporting antes de deixar o encontro, devido a lesão.

Andreia Faria, do Benfica, protagonizou a antevisão para a final da Taça da Liga em futebol feminino. Foto: Miguel Nunes/ASF.

Junto de Filipa Patão na conferência realizada no palco da partida desta quarta-feira, o Estádio do Restelo, estava Andreia Faria, que participou em todos os títulos alcançados pelas encarnadas e se mostrou conhecedora da forma de jogar das suas adversárias. «O Sporting é uma equipa muito competente, que nós conhecemos bastante bem. Este ano, acho que mudou ligeiramente a sua abordagem connosco», considerou a médio.

«Se calhar, o Sporting tem optado por errar e na aposta no nosso erro e na transição ofensiva, mas estamos bem preparados”, vincou, determinada, a atleta de 24 anos, que atravessa um excelente momento pelo clube encarnado mas, ambiciosa, assumiu que «daqui para a frente todas as épocas da Andreia Faria e não que esta seja a época».