Arsenalistas com um olho na Liga Europa, outro nos 'oitavos'
Minhotos querem repetir vitória obtida em Berlim (Foto: IMAGO)

Antevisão Arsenalistas com um olho na Liga Europa, outro nos 'oitavos'

NACIONAL29.11.202308:00

Formação minhota pode assegurar presença no play-off da Liga Europa, em caso de vitória, e ainda sonha com uma passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões; Artur Jorge espera um jogo «difícil»; Al Musrati não deve recuperar a tempo

O SC Braga recebe, esta quarta-feira, o Union Berlim, na Pedreira, para a 5.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Se, por um lado, os bracarenses somam dois triunfos consecutivos, um para a Liga e um para a Taça de Portugal, o adversário desta noite vem de uma sequência de 15 partidas sem conhecer o sabor da vitória. Desde 26 de agosto que o conjunto alemão não ganha, numa série negativa que levou à recente troca de treinadores: Urs Fischer deu lugar ao croata Nenad Bjelica.

Do lado dos arsenalistas, Artur Jorge não deverá poder contar com o contributo de Al Musrati. O médio líbio falhou o duelo da Taça de Portugal, diante do Portimonense (1-4), e tudo indica que não estará entre os convocados para o confronto com o Union Berlim.

Os dois emblemas partem para este encontro com aspirações distintas: o SC Braga pode garantir um bilhete, pelo menos, para o play-off da Liga Europa, se vencer. Caso consiga um resultado melhor do que o Nápoles, que defronta o Real Madrid, ainda pode sonhar com a qualificação para os oitavos. Os alemães, por outro lado, já não podem apurar-se matematicamente para os oitavos-de-final, pelo que a única forma de continuarem nas competições europeias passa por vencer os bracarenses e terminar o grupo na terceira posição.

No duelo disputado no Estádio Olímpico de Berlim, que marcou o terceiro confronto na história entre os dois clubes, a equipa portuguesa operou uma reviravolta e levou a melhor (2-3), com um golo de Castro ao cair do pano a dar três pontos preciosos aos minhotos.

SC Braga

Sistema: 4x2x3x1

Onze provável: Matheus; Víctor Gómez; José Fonte; Sikou Niakate; Cristian Borja; João Moutinho, Rodrigo Zalazar; Álvaro Djaló, Ricardo Horta, Bruma; Simon Banza.

Treinador: Artur Jorge

Em dúvida: Al Musrati

A figura: Ricardo Horta. O capitão dos minhotos não precisa de introduções. As 18 contribuições diretas para golo, na presente temporada, demonstram a importância do jogador de 29 anos na manobra ofensiva da turma de Artur Jorge. Na Liga dos Campeões, Ricardo Horta ainda procura estrear-se a marcar.

Ricardo Horta é a grande figura dos arsenalistas (Foto: IMAGO)

O que disse Artur Jorge na antevisão: «Esperamos um jogo difícil, não vejo a fraqueza de um Union no último lugar com um ponto e nós com três, a diferença é pouca e este grupo está equilibrado. Em outros jogos podíamos ter obtido mais pontos. Sei que os meus jogadores vão ter uma grande ambição e podemos garantir a continuidade nas competições europeias e esperar que possamos decidir o futuro na Liga dos Campeões, em Nápoles. Temos de ser competentes e darmos tudo o que temos ao jogo.»

O que disse João Moutinho na antevisão: «Estão em último, mas na Liga dos Campeões isso não quer dizer nada. Jogos são jogos, os resultados que têm tido não querem dizer nada. Têm novo treinador, com novas ideias e todos os jogadores vão querer demonstrar que têm lugar na equipa. Sabemos disso e temos de trabalhar para contrariar isso. Por vezes, os resultados não correspondem às exibições. Mas, é necessário ganhar e vamos fazer de tudo para que isso aconteça. O Union Berlin vem com motivação para continuar nas competições europeias, mas nós também, pois se ganharmos também ainda podemos alimentar o sonho de continuar na Liga dos Campeões. Temos confiança no trabalho e amanhã temos de jogar para ganhar.»

Union Berlim

Sistema: 3x4x3

Onze provável: Frederik Ronnow; Paul Jaeckel, Robin Knoche, Diogo Leite; Christopher Trimmel, Rani Khedira, Aissa Laidouni, Robin Gosens; David Datro Fofana, Kevin Behrens, Kevin Volland

Treinador: Nenad Bjelica

Em dúvida: Sheraldo Becker e Danilho Doekhi

Em risco de suspensão: Leonardo Bonucci e Lucas Tousart

A figura: Robin Gosens. O antigo ala do Inter é um autêntico dínamo no lado esquerdo do conjunto alemão, participando no processo ofensivo e defensivo do Union com igual brilhantismo. Esta época, apesar do arranque difícil do clube de Berlim, Gosens já leva 4 golos, e constitui uma das maiores ameaças à defensiva bracarense.

Gosens soma 20 internacionalizações A pela Alemanha (Miguel Nunes/ASF)

O que disse Nenad Bjelica na antevisão: «A equipa tem tido algum azar no seu percurso na Champions. Vamos a jogo para fazer melhor e, se tudo correr bem, assegurar a vitória. Conversámos com os jogadores nos últimos dias e esperamos um resultado positivo, sendo necessário para isso concentração do primeiro ao último minuto. Há muitas variáveis a serem levadas em conta, temos que nos adaptar ao que temos e estamos essencialmente motivados para levar a equipa às vitórias.»

O que disse Robin Gosens na antevisão: «É uma situação especial para todos no clube, é um grande palco, um jogo muito importante tendo em conta o que tem acontecido nos últimos jogos. As ideias são muito claras para levar a equipa de volta às vitórias. Deu para perceber que Bjelica é um treinador muito profissional e concentrado.»