A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Santa Clara-FC Porto

A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Santa Clara-FC Porto

NACIONAL29.02.202418:32

22 dias depois

Gustavo Correia dirigiu o Santa Clara-FC Porto (até ao minuto 27'). Bruno Esteves foi o VAR.

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

1' Sydney entrou com alguma dureza sobre Galeno, o que o levou o árbitro a avisá-lo para não reincidir. Nos instantes iniciais é importante que os jogadores conheçam os limites, sobretudo em terrenos escorregadios como o do Estádio São Miguel.

8' A bola presa na relva "obrigou" Pepe a antecipar corte. Fê-lo de forma negligente, pisando o pé de Vinicius. Viu com justiça o primeiro cartão amarelo do jogo.

19' Golo bem anulado ao Santa Clara: no momento da assistência na sua direção, Vinicius estava adiantado em relação ao penúltimo adversário.

22' Amarelo bem mostrado a Vinicius, por conduta antidesportiva: o avançado viu que a bola estava nas mãos de Diogo Costa, mas não resistiu à tentação de a tentar disputar (estando em posição de fora de jogo).

28' O jogo foi interrompido em definitivo, devido às más condições do relvado.

Cláudio Pereira, da AF Aveiro, substituiu o portuense (lesionado) no que faltava jogar nos Açores. A restante equipa de arbitragem manteve-se:

28' O jogo recomeçou com lançamento de linha lateral para o Santa Clara, executado por Lucas Soares à direita da área do FC Porto. Pedro Pacheco rematou para defesa de Diogo Costa. Na recarga, Rafael Martins (estava em posição legal no primeiro momento) fez a recarga com sucesso. Golo bem validado pela equipa de arbitragem.

Nota: O tempo de compensação dado pelo aveirense (2m) contou com as paragens de toda a primeira parte. Pareceu pouco face às incidências (dois golos  um anulado, outro validado), duas advertências e algumas paragens devido ao estado do terreno.

Início da 2.ª parte: pela hesitação,  aparentemente ninguém se lembrou a quem pertencia o pontapé de saída. Saiu o Santa Clara (corretamente).

46' Pedro Pacheco colocou o braço direito no ombro esquerdo de Francisco Conceição, que caiu. Apesar do contacto ter sido claro, foi rápido e não pareceu suficiente para derrubar o avançado do FC Porto, apesar da velocidade que levava. O árbitro entendeu ter havido algum aproveitamento, leitura que subscrevemos.

52' Golo legal de Evanilson (a bola ainda desviou num defesa açoriano), a empatar para o FC Porto.

61' Francisco Conceição cruzou e Galeno finalizou com sucesso. Tudo certo.

64' Gustavo Klisman, que antes já tinha cometido falta dura sobre Francisco Conceição, foi bem advertido após agarrar Namaso de forma antidesportiva.

67' Namaso desviou o sentido da sua corrida para a esquerda (de dentro para fora da área adversária), colocando-se à frente de Sidney e cortando a sua trajetória de corrida. Na circunstância o contacto foi inevitável, mas a verdade é que o defesa brasileiro nada fez para o promover. Na sequência da decisão correta do árbitro, Galeno foi advertido por protestos.

76' Pepe esticou a perna para tentar a bola, Safira foi mais rápido a chegar ao lance. Nenhuma imagem esclareceu, mas poderá ter havido (como parece) um toque de raspão, ligeiro, entre o pé direito de ambos. Certo é que aquele tipo de queda não foi compatível com essa possibilidade. Cláudio Pereira manteve o critério utilizado em lance anterior, nada assinalando. O VAR corroborou a decisão e nós também.

83' Fora de jogo assinalado a Rafael Martins (bem ou mal, impossível perceber), mas no momento errado: neste tipo de lances, a recomendação é para intervir no fim da jogada. Precipitação do árbitro assistente.

87' Pedro Ferreira derrubou Pepê apenas para travar a sua saída com bola. A infração tática (antidesportiva) foi bem sancionada com amarelo.

90+1' Ivan Jaime caiu perto da área adversária, forçando falta que Pedro Pacheco não cometeu. O médio espanhol agarrou depois a bola, cometendo infração bem assinalada por Cláudio Pereira.

NOTA: 7