Seleção: Francisco Conceição também deve falhar a Croácia
Francisco Conceição em treino condicionado (Miguel Nunes)

Seleção: Francisco Conceição também deve falhar a Croácia

SELEÇÃO08.06.202409:10

Esquerdino tem apresentado limitações físicas

Ao sexto dia da Operação Euro-2024, a Seleção Nacional ficou completa, com a integração de Cristiano Ronaldo e Rúben Neves. Os dois jogadores tiveram direito a alguns dias de férias, após o final da temporada na Arábia Saudita, mas ontem apresentaram-se na Cidade do Futebol. Estiveram, de resto, às ordens do selecionador nacional, Roberto Martínez, no treino vespertino.

A família está completa, com 26 jogadores em estágio, mas não totalmente disponível para o jogo com a Croácia, de preparação para o Campeonato da Europa. Embora já treinem, Cristiano Ronaldo e Rúben Neves não entram nas opções para o encontro de hoje (17.45 h) no Jamor. O mesmo se aplica a Pepe, cuja condição física continua a ser gerida com cuidado máximo. O último jogo do central — com a camisola do FC Porto — remete para 21 de abril. A expectativa é que possa participar no derradeiro ensaio para o Euro, a 11 de junho, em Aveiro, frente à República da Irlanda.

Quem também deve falhar o jogo com a Croácia é Francisco Conceição. Melhor em campo no primeiro teste da Seleção — frente à Finlândia, em Alvalade —, o esquerdino tem feito trabalho específico de recuperação, e deve ser poupado.

Nélson Semedo está dado como apto para ir a jogo, tal como João Félix, embora tenha apresentado algumas queixas ao longo da semana. Bernardo Silva deve aparecer como titular, desta vez, já que não saiu do banco no encontro de terça-feira. Na baliza também haverá novidades, depois da utilização de José Sá frente à Finlândia.

Regresso ao Jamor

O jogo de preparação com a Croácia promove o regresso da Seleção ao Estádio Nacional. A equipa das quinas não joga no Jamor desde 31 de maio de 2014, dia em que ficou pelo nulo frente à Grécia, na preparação para o Mundial 2014, disputado no Brasil, e no qual Portugal, sob o comando de Paulo Bento, caiu logo na fase de grupos.

Este será o 51.º desafio da equipa das quinas no mítico palco do Estádio Nacional, e ante um adversário de boa memória, frente ao qual Portugal não perdeu nenhum dos sete duelos já disputados: um empate e seis vitórias, última das quais em 2020, para a Liga das Nações, com bis de Rúben Dias e um golo de João Félix (2-3).